Artigos Médicos
Olhos merecem cuidados especiais no verão
A chegada da estação mais quente do ano traz consigo um aumento da incidência de algumas doenças. No tocante aos nossos olhos, alguns cuidados devem ser tomados a fim de que não provoquemos danos aos mesmos. Ai vão algumas dicas que merecem especial atenção:
A primeira delas refere-se ao uso de óculos escuros, principalmente nas crianças, que ainda não desenvolveram o filtro natural contra a radiação ultravioleta (UV) em seus cristalinos. Esta radiação em excesso pode provocar danos que podem atingir todas as estruturas oculares (desde a córnea até a retina), bem como seus anexos (pálpebras, cílios...) e seus efeitos podem se manifestar de forma aguda ou tardia. Necessário se faz a verificação se estes óculos realmente possuem filtro de proteção contra estes raios. Esta verificação pode ser feita nas óticas, que devem possuir em seus balcões equipamentos de fácil manuseio onde o próprio cliente pode constatar a presença ou não deste filtro. Outra forma de verificação seria nos consultórios médicos, onde o especialista pode constatar a presença ou não do filtro nestas lentes.
Outra doença bastante comum é a conjuntivite. De origem geralmente bacteriana, frequentemente se apresenta com a presença de olhos vermelhos, secreção, lacrimejamento, coceira e sensação de corpo estranho. Requer alguns cuidados, dentre eles o uso de lenços descartáveis, o não compartilhamento do colírio prescrito pelo especialista, assim como da toalha de rosto, lavar com frequência as mãos e o rosto, além de evitar aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes.
Doença que não deve deixar de ser mencionada é a Toxocaríase, que pode ser transmitida através das fezes dos filhotes de cães. Grave, acomete a retina, afetando a mácula, responsável pela visão central.
Estas dicas visam termos um verão - que, principalmente aqui na nossa região, é considerada a estação mais alegre do ano - mais saudável.
Daniel Alves Montenegro
CRM-PB: 5232
Especialidade: Oftalmologia