Artigos Médicos
A cirurgia refrativa nos tempos atuais
Recebem o nome de cirurgia refrativa todos os procedimentos cirúrgicos que têm por finalidade promover uma maior independência quanto ao uso de auxílios ópticos (óculos, lentes de contato...).
A depender das características do paciente (idade, hábitos de vida...) e da anatomia do olho, essas cirurgias podem ser realizadas no plano da córnea, que são as mais frequentes (cirurgias refrativas com excimer laser para a correção da miopia, hipermetropia, astigmatismo e, por vezes, presbiopia); através do implante de lentes, que são implantadas no segmento anterior do globo ocular; ou, quando o candidato é portador de algum grau de opacidade no cristalino, através da realização da cirurgia de catarata, quando lentes intraoculares, com os mais variados graus de tecnologia agregada, podem ser implantadas com a finalidade de promover a liberdade visual desejada. Importante ressaltar que, em alguns casos, a associação de mais de uma destas técnicas pode ser necessária para a obtenção do objetivo.
O primeiro passo a ser dado por um possível candidato a uma destas cirurgias é a avaliação o mais criteriosa possível por parte de um médico oftalmologista para que investigue a presença de possíveis fatores de risco que possam vir a contraindicar ou fornecer um resultado indesejado no procedimento cirúrgico. Na sequência, exames complementares direcionados à cirurgia proposta são realizados com a mesma finalidade.
Uma vez que todos os parâmetros estejam compatíveis com o procedimento a ser realizado, resta agendar a data da cirurgia e torcer que tudo saia de acordo com o proposto para que se possa enxergar o mundo de uma forma diferente, mais clara e nítida. Vale a pena conferir!
Daniel Alves Montenegro
CRM-PB: 5232
Especialidade: Oftalmologia