Artigos Médicos

Helicobacter pylori: Uma vilã na gastroenterologia

Publicada em 15/04/2007 às 00h

A Helicobacter pylori é uma bactéria que vive no estômago humano. Cientistas passaram quase um século para reconhecê-la. Foi em 1982 que dois médicos australianos - Barry J.

Marshall e J. Robin Warren - isolaram estas bactérias, permitindo assim o início das investigações das patologias causadas por estes microorganismos como gastrites, úlceras pépticas, duodenites, linfoma de MALT e câncer do estômago.

A causa principal de contaminação por esta bactéria é a falta de saneamento básico e uso indiscriminado de antibiótico. No Brasil, 50% da população não dispõe de rede de esgoto ou água tratada.

Para todo paciente com quadro clínico de dor no estômago, azia, empachamento e náusea, há indicação de uma Endoscopia Digestiva Alta com Teste da Urease para identificar sua patologia e a presença das bactérias. O tratamento deve ser feito pelo médico gastroenterologista, através de esquemas eficazes de um IBP com dois antimicrobianos.

Tratamento preventivo, praticamente, não existe no Brasil por falta de uma programação de saneamento básico do Ministério da Saúde, como também a inexistência de uma vacina. Mas, providências já estão sendo tomadas através de relatórios da Federação Brasileira de Gastroenterologia junto aos órgãos competentes.
Carlos Antônio de Melo Feitosa

Carlos Antônio de Melo Feitosa

CRM-PB: 1995

Especialidade: Gastroenterologista