Artigos Médicos
Como prevenir as doenças dos olhos no verão
No verão, temos uma exposição mais frequente e prolongada ao sol, com mergulhos em praias, lagos, rios e piscinas. Por ser um período de mais festividades, também estamos em contato com mais pessoas em ambientes aglomerados.
Todos esses fatores favorecem o surgimento de doenças oculares agudas ou crônicas, que podem ser evitadas com prevenção.
O cuidado começa pelo uso de óculos solar com proteção 100% UVA e UVB, para minimizar a fotofobia, evitar queimaduras nas pálpebras e na superfície ocular. Quem trabalha ou pratica esporte e sofre exposição solar o ano inteiro, deve reforçar o uso neste período pelo risco de desenvolver pterígeo (carnosidade), catarata e degeneração macular.
Na praia e piscina, devemos evitar abrir os olhos embaixo d'água, pois o sal e o cloro são irritantes para a superfície ocular e, nas pessoas mais sensíveis, favorecem o surgimento de vermelhidão e inflamação. Se for praticante de natação, os óculos para mergulho devem ser sempre utilizados.
As aglomerações e banhos coletivos em piscinas e lagoas favorecem o surgimento de conjuntivites virais e bacterianas. E, nessa estação, temos, frequentemente, surtos epidêmicos. A higienização das mãos é de fundamental importância para evitar a contaminação. Crianças e adultos afetados devem evitar ambientes fechados, banhos em piscinas e procurar consultar seu oftalmologista para o tratamento adequado, a fim de reduzir, ao máximo, a propagação da doença.
Astrid Vasconcelos dos Santos
CRM-PB: 4656
Especialidade: Oftalmologista