Artigos Médicos

O tempo - Fator básico para tratamento do AVC

Publicada em 06/01/2008 às 00h

Entende-se por AVC (Acidente Vascular Cerebral) uma doença que atinge os vasos do cérebro, obstruindo ou rompendo os mesmos, independente da causa. Tem uma alta incidência e mortalidade. Se diagnosticado em tempo real, melhora o prognóstico.

O AVC dá sinais e sintomas antes de sua instalação no organismo, como dormência, mal-estar, tonturas, pressão elevada, desorientação, dificuldade em falar e déficit de força nos membros. Aumenta a possibilidade de ser AVC se a pessoa estiver no grupo de risco de sedentários, fumantes, obesos, hipertensos e diabéticos. Quando o médico diagnostica o AVC nas primeiras horas dá ao doente a oportunidade de usar enzimas desobstruidoras de vasos e, em outras situações, colocar stents ou indicar cirurgia que salva vidas. Hoje, tempo é fator determinante para um bom prognóstico, pois o paciente que chega ao hospital nas primeiras três horas do início da doença tem tudo para ser diagnosticado, conduzido, tratado e ter alta com pouca seqUela, melhorando sua qualidade de vida futura.

Nos grandes centros, a coisa é mais fácil, pois já existem unidades própias para atendimentos a estes pacientes - as UVC (Unidades de AVC), onde uma equipe multiprofissional, após treinamento e de posse de equipamentos sofisticadíssimos, possa acompanhar estes pacientes durante 24 horas por dia, melhorando tudo. Infelizmente, poucas cidades do Nordeste são dotadas destas unidades. Nossa realidade atual é trabalhar na conscientização do nosso paciente orientado-o que, aos primeiros sintomas, procure serviços especializados de urgência, onde todas as providências possam ser tomadas em tempo real e de modo hábil.
Artur Bernardes C. de Oliveira

Artur Bernardes C. de Oliveira

CRM-PB: 1352

Especialidade: Neurologista

Mais artigos de Artur Bernardes C. de Oliveira