Artigos Médicos

Fatores de risco coronariano

Publicada em 21/12/2003 às 00h

"As doenças cardiovasculares são a principal causa de morbidade (doenças) e mortalidade da população adulta e a sua prevenção transformou-se no paradigma mais importante da cardiologia baseada em evidências. As ações efetivas de esclarecimento e correção dos principais fatores de risco modificáveis: sedentarismo, fração aterogênia de colesterol (LDL), hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, obesidade e estresse têm mostrado resultados dramáticos na diminuição das doenças cardiovasculares nos últimos anos.

- Conceitua-se como sedentarismo aquele que vive ordinariamente sentado, que é inativo, que se caracteriza pelo fato de requerer uma posição sentada ou que quase não anda ou faz exercício.

- A obesidade é uma condição que predispõe a outras patologias como Diabetes Mellitus tipo II, hipertensão arterial, hiperlipemia (gordura) e é o principal fator de morbidade e mortalidade em indivíduos adultos de ambos os sexos, devido a doença cardiovascular.

- O tabagismo é responsável pela morte de três milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. Ou seja, aproximadamente 6% de todas as mortes. No Brasil, estima-se atualmente que cada ano o cigarro mate precocemente cerca de 80 mil pessoas. Isto significa, aproximadamente, 8 brasileiros a cada hora.

- O estresse é geralmente aceito como decorrente de uma interação entre o indivíduo e o meio, podendo incluir tanto componentes físicos como psicológicos. O estresse psicológico, em geral, tem sido envocado por estar associado com aumento de eventos cardíacos.

- A hipertensão lesa órgãos nobres - como rins, vasos, coração e cérebro -, diminuindo a expectativa de vida e aumentando a morbidade (doença) tanto de homens como de mulheres.

- O Diabetes Mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas pela hiperglicemia resultante de defeitos na secreção ou ação insulínica ou em ambos. A hiperglicemia crônica (aumento da glicose) está associada, em longo prazo, com alterações microvasculares e cardiovasculares (doença cardíaca coronariana, acidentes cerebrovasculares e periféricos).

- Hereditariedade: o ser humano é normalmente portador de carga genética que predispõe para certas doenças. A força de influência de fatores ambientais e hábitos pessoais de comportamento não saudável, agindo não só nos predispostos acarreta o aparecimento de doenças crônico-degenerativas, principalmente neste."
Ana Melânia de Medeiros Escorel

Ana Melânia de Medeiros Escorel

CRM-PB: 3350

Especialidade: Cardiologia