Artigos Médicos

Cirurgia da calvície

Publicada em 14/11/2004 às 00h

A calvície é um problema estético que afeta prin-cipalmente homens, dando-lhes uma aparência de idade mais avançada. O distúrbio é causado principalmente pela ação do hormônio masculino na raiz do cabelo, levando à sua perda precoce. Dos tratamentos existentes, somente a cirurgia é capaz de recobrir a área calva.

A cirurgia é conhecida como implante de cabelo. As primeiras operações realizadas, no Brasil e no mundo, resultavam numa aparência artificial, ironicamente apelidada de "cabelo de boneca".

O avanço das técnicas, o uso do microscópio e o aperfeiçoamento profissional permitem hoje um resultado mais natural.

O procedimento é efetuado geralmente com anestesia local e sedação. Retiramos, do próprio paciente, uma porção de couro cabeludo da nuca. Em seguida, separamos as raízes capilares e implantamos, uma por uma, na área calva. Em apenas uma operação, chegamos a colocar até 5000 fios. As raízes implantadas funcionam como "sementes" e permitem que o pêlo nasça e cresça, sem sofrer a ação destrutiva do hormônio masculino. Dependendo do tipo, a calvície pode ser resolvida em uma única cirurgia.

Igual ao original, o cabelo implantado pode ser lavado, cortado e penteado sem receios. O sucesso desse tratamento depende da qualidade capilar e do trabalho cuidadoso da equipe. Não é algo milagroso. Contudo, observamos um excelente índice de satisfação dos pacientes operados.
Ana Maria Dantas

Ana Maria Dantas

CRM-PB: 4738

Especialidade: Cirurgiã plástica e de calvície