Artigos Médicos
Cuidado com os olhos
Com a chegada do verão, é preciso reforçar os cuidados com os olhos. A radiação solar é responsável por queimadura e envelhecimento da pele, catarata, ceratite, degeneração macular, entre outras doenças. A maioria é provocada pela radiação ultravioleta (UV) e pode ser prevenida com a adoção de medidas de proteção.
A exposição, sem proteção, a quantidades excessivas de radiação UV, por um curto período de tempo, pode causar uma ceratite. O paciente pode referir dor, vermelhidão, lacrimejamento, sensibilidade à luz e sensação de areia nos olhos.
A exposição prolongada ao sol aumenta a chance de desenvolver cataratas, pterígio, câncer de pele nas pálpebras e degenerações retinianas.
É aconselhável, sempre, o uso de óculos solares de boa qualidade, os quais ofereçam proteção adequada aos olhos, não apenas durante o verão, mas ao longo de todo ano. Os óculos mais indicados devem bloquear entre 99% e 100% das radiações UV-A e UV-B, não distorcer imagens ou mudar as cores e serem capazes de filtrar entre 75% e 90% da luz visível. Os óculos de sol de má qualidade oferecem riscos à saúde ocular, já que não garantem a proteção necessária contra os raios UV do sol. Quanto mais escuras as lentes, mais as pupilas dilatam. Isso quer dizer que, se os óculos não apresentarem o filtro UV, a pessoa estará ainda mais exposta à radiação.
Os óculos de grau também devem ter barreira UV. Bonés, viseiras e chapéus oferecem proteção adicional, quando precisamos passar muitas horas sob a luz solar.
A importância do cuidado com os olhos também se aplica às crianças. Com características mais sensíveis, as chances de sofrerem ainda mais com os danos dos raios UV são maiores. Usar uma lente ruim é pior que não usar nada.
A luz do sol deve ser evitada entre os horários das 10h e 16h, períodos em que há maior emissão de raios ultravioleta. Nos demais horários, é possível aproveitar bem o sol desde que com os devidos cuidados. Cuide-se bem!
Ana Carolina Carneiro Cunha Bezerra
CRM-PB: 6297
Especialidade: Oftalmologia