Artigos Médicos

Falta de ar

Publicada em 13/02/2011 às 11h19

É comum e quase universal, em algum momento, termos a sensação de falta de ar, que via de regra passa despercebida pelo indivíduo, seja pela pouca importância desta ou mesmo porque a mente esteja focada em outro ponto mais importante. Isto pode acontecer na rotina do nosso trabalho, numa caminhada ou mesmo em uma atividade física mais intensa.

A verdade é que a falta de ar ou dispneia (do grego = dificuldade de respirar) é uma sensação subjetiva do próprio paciente e pode ter outras definições como "cansaço", "fôlego curto", "dificuldade de encher os pulmões", "suspiros", entre outros, podendo ter a sua origem em um simples sedentarismo ou senilidade, o que pode inclusive camuflar algum problema mais sério, como também pode ser a apresentação de uma doença em sua porção inicial. Então, quando valorizarmos a queixa? Quando procurarmos o médico?

Por princípio, toda queixa deve ser valorizada e uma vez não sendo portadores de doenças prévias que dão falta de ar (ansiedade, asma, enfisema, embolia, infarto, angina, arritmias, insuficiência cardíaca, doenças da tireóide, insuficiência renal, anemia, entre outras) devemos ter o poder da comparação se a dispneia é recente ou se tem um novo comportamento, como também estarmos atentos a doenças ditas familiares, para então comunicarmos ao médico.

Ressalte-se, portanto, a importância da investigação da dispneia, que, por vezes, se dá por meio de um processo lento e cuidadoso, levando-se em conta informações colhidas do dia a dia do paciente e cruzando-as com um exame físico e os achados dos exames realizados baseados na queixa. Não poucas vezes, a paciência é um condimento importante neste caminho. No entanto, uma história bem valorizada e entendida ajuda a impedir, por exemplo, que uma falta de ar por embolia pulmonar, de consequências fatais, seja confundida com uma falta de ar da síndrome do pânico, facilitando com que ambas as doenças sejam corretamente tratadas e conduzidas.

Alexandre Augusto Araruna

Alexandre Augusto Araruna

CRM-PB: 6391

Especialidade: Pneumologista

Mais artigos de Alexandre Augusto Araruna