Artigos Médicos

Rinite da Grávida

Publicada em 13/07/2012 às 16h

A maternidade representa benção incomparável à mulher. Permite à mesma, no ambiente de sua família, junto com Deus, ser criadora de uma nova vida, gerar um novo fruto e perpetuar o milagre do amor. Neste quadro novo, a mulher sofrerá transformações hormonais que a levarão a mudanças em todo seu corpo. Na otorrinolaringologia, temos o exemplo clássico da rinite da grávida, ou gravídica, ou gestacional. Enfim, devido à vasta transformação hormonal que o corpo é sujeito, em especial três fatores são importantes na formação deste quadro:

1 - O aumento do volume sanguíneo circulante durante a gravidez, que pode ocasionar congestão nasal;

2 - O estresse normal das mulheres grávidas, que tem efeito semelhante;

3 - A progesterona, que pode bloquear a ação de outros hormônios nasais.

Na maioria das vezes, esta não será uma rinite nova, mas sim a manifestação piorada de um quadro de rinite prévia. Ou seja, as pacientes que já possuem história de rinite têm maiores possibilidades de desenvolver este quadro, porém as que não têm não estarão imunes.

Se você apresenta congestão nasal, coriza, obstrução nasal, sensação inquietante de nariz entupido, procure o seu otorrino. Apesar da gravidez, existe a possibilidade medicamentosa ou não de tratamento, mas, acima de tudo, você viverá melhor este momento tão especial na sua vida e do seu marido, onde dois geram um e suas vidas se transformarão.

Adriano Sérgio Freire Meira

Adriano Sérgio Freire Meira

CRM-PB: 5675

Especialidade: Otorrinolaringologia