Artigos Médicos
Artroscopia do Ombro
A medicina, de um modo geral, evoluiu muito rapidamente nos últimos anos e continuará evoluindo sempre. Tanto quanto as outras áreas, a ortopedia vem sendo impulsionada pelo surgimento de técnicas cirúrgicas mais apuradas e complexas, o que implica na necessidade, cada vez maior, de suportes compatíveis às suas finalidades, a exemplo de materiais cirúrgicos apropriados e uma equipe médica treinada e qualificada. Nisto residirá o êxito absoluto da intervenção que, não só facilita a execução dos procedimentos, como permite menor agressão ao paciente e maior precisão durante todo o procedimento cirúrgico.
A Artroscopia é um exemplo clássico de tais avanços, mostrando, de fato, que a tecnologia realmente está a favor do homem. Através de pequenos "portais" , ou por que não dizer "furos" em torno de uma articulação, é possível realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e precisão, dentro ou fora da articulação, sem praticamente traumatizar a já lesionada região. Isto permite um tratamento de patologias bem definidas através da dita cirurgia minimamente invasiva, sem grandes incisões como as realizadas - num passado não muito remoto - para o tratamento destas mesmas lesões.
A cirurgia artroscópica do ombro comprova e fortalece todos estes avanços, estando bem consolidada no meio ortopédico. Por outro lado permite diagnosticar, ao mesmo tempo, patologias que antes eram obscuras, como também tratar, de forma segura e eficaz, as doenças do ombro, antes já conhecidas, porém tratadas com grandes incisões e recuperação árdua e lenta. Decisivamente bem diferente das pequenas incisões feitas na Artroscopia, pelos ditos "portais", de forma mais tranquila e rápida, diminuindo os índices de infecções e reabilitando o doente, precocemente, Ã s suas atividades normais, além de preservar e valorizar a estética do ombro."
Adriano Fernandes Mendes Leite
CRM-PB: 4421
Especialidade: Ortopedista e cirurgião de ombro e cotovelo