Artigos Médicos
Cuidados com a pele no Carnaval
Estamos em período de folia, momentos de alegria e prazer, porém não podemos esquecer a nossa saúde, muitas vezes deixada em segundo plano. Dentro desse contexto, estão os cuidados com a pele, órgão maior e mais exposto do nosso corpo.
Moramos numa cidade litorânea, ensolarada. Consequentemente, temos uma exposição a radiações solares (UVA, UVB, luz visível, infravermelho) mais intensas, mesmo nos dias nublados, quando cerca de 70% desses raios atravessam as nuvens. Sabendo que a camada de ozônio está cada vez menor e filtrando menos, não estamos em situação diferente do resto do mundo. Além disso, temos outras condições que também agridem a pele: vento, poeira, poluentes, banhos de mar e piscinas.
Diante de tudo isso, está mais do que clara a importância que devemos dar à nossa pele, não só no verão (estação do Carnaval), mas também o ano inteiro.
A proteção solar (fotoproteção) e hidratação são os principais cuidados que devemos ter com a pele nesse período. Quando falamos em proteção solar, não estamos nos referindo apenas ao uso de protetores solares, que devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição e serem repassados a cada 2 horas, mas também ao uso de acessórios como chapéus, óculos e vestuários, hoje já disponíveis no mercado com filtro solar. Não devemos esquecer, também, que o período entre 10h e 16h é quando estamos mais expostos a radiações solares e, consequentemente, com maior risco de adquirir cânceres de pele e um envelhecimento cutâneo mais acelerado.
Outro cuidado importante com a pele é a hidratação, para mantermos a função de barreira da pele e, assim, prevenir irritações e infecções cutâneas. Não esquecendo que, para isso, necessitamos do uso de hidratantes e tomar bastante líquido.
Portanto, foliões, divirtam-se nesse feriado com responsabilidade, protegidos e hidratados.
Bom Carnaval!
Adriana da Costa Braz
CRM-PB: 4242
Especialidade: Dermatologista