Qualidade: uma busca permanente

A Unimed João Pessoa, em busca da melhoria contínua dos serviços prestados e a fim de estreitar o relacionamento com a rede prestadora, mantém um processo de avaliação e mensuração da qualidade de sua rede de atendimento.

O objetivo é disponibilizar uma rede adequada para os clientes, promovendo ações de qualificação aos seus prestadores de serviços credenciados, orientando-os no cumprimento de leis, instruções e resoluções normativas, que asseguram o atendimento ao beneficiário com segurança e qualidade, garantindo resultados assistenciais com visão e práticas de excelência.

Qualificação da Rede Prestadora

O Programa de Qualificação da Unimed João Pessoa visa avaliar e diagnosticar alguns requisitos para qualificar os prestadores por meio de visitas técnicas, contribuindo para a excelência assistencial, o aprimoramento do negócio e a sustentabilidade da rede.

A Adesão é voluntária e gratuita

Os prestadores que quiserem participar devem assinar o termo de adesão com os objetivos e benefícios estabelecidos neste programa.

Objetivos

  • A melhoria contínua da qualidade assistêncial
  • A promoção da segurança do paciente
  • A adoção de boas práticas
  • O atendimento a padrões e protocolos de saúde

Quem pode participar?

  • Todas as clínicas, hospitais e laboratórios credenciados da Unimed JP.

ANS

  • A busca constante pela qualificação vai ao encontro com a RN 405/2016, da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Esta resolução normativa institui o Programa de Divulgação da Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar, que é monitorado pela ANS, bem como atende à RN 452/2020.

Visita de diagnóstico

A visita será agendada com antecedência, conciliando dias e horários favoráveis ao nosso prestador. A visita será guiada por roteiro pré-definido, que auxiliará a equipe da Unimed João Pessoa a avaliar os requisitos de segurança, conforto, experiência do cliente e complexidade do serviço.

Requisitos:

Segurança

A segurança assistencial depende da infraestrutura disponível para assistência, da disponibilidade de profissionais em número adequado e da organização dos processos assistenciais e de suporte do prestador avaliado.

Conforto

Entendendo que conforto é importante tanto para o paciente quanto para a família, o nível de classificação deste requisito considera o tipo de acabamento e facilidades oferecidas.

Complexidade hospitalar

Aplicado aos hospitais, esse requisito mede a capacidade de organização, de atendimento a demandas assistenciais de pacientes complexos além da disponibilização de ativos tecnológicos e competências assistenciais específicas.

Experiência do cliente

A experiência do cliente envolve suas impressões e percepções sobre o prestador após interagir com ele em diferentes pontos durante a jornada na organização.

Visitas técnicas

Cada visita técnica gerará um relatório do enfermeiro auditor e uma nota para os itens avaliados. Quando necessário, serão apresentadas sugestões de melhorias. O enfermeiro também vai detalhar no documento todas as boas práticas encontradas no processo de atendimento do prestador.

A periodicidade das visitas será definida conforme a qualificação do prestador, considerando que os prestadores menos qualificados demandam visitas mais frequentes para auxiliarmos com mais efetividade a melhoria de seus processos.

Incentivo:

Ao aderir ao Programa, os prestadores ficarão aptos a receber o SELO DE QUALIFICAÇÃO DA UNIMED JOÃO PESSOA, nas categorias bronze, Prata e Ouro, se atenderem aos requisitos.

Destaque no portal da Unimed João Pessoa, na área Guia Médico.

Benefícios

Serão incluídos no Programa de Educação Continuada todos os prestadores independentemente da pontuação obtida, como forma de auxiliar no melhor desenvolvimento da rede.

Fica definido a escala de incentivo financeiro conforme resultado da visita de avaliação pela equipe interna da Unimed João Pessoa.

Classificação e validade do selo

Pontuação Selo Validade
91% a 100% Ouro 12 meses
81% a 90% Prata 12 meses
70% a 80% Bronze 12 meses
0% a 69% Sem selo 6 meses

O selo tem validade de 12 meses.

As visitas de qualificação serão divididas conforme pontuação obtida por cada prestador, a partir do primeiro ciclo de avaliação, podendo ser de 12 meses ou 6 meses a depender da nota.

Quem Somos

Equipe de Gestão de Redes da Unimed João Pessoa:

Cinthia Tereza Freire Borba

Enfermeira auditora

Ellaine Camila de Oliveira Guedes

Enfermeira auditora

Entre em contato:

qualificacaodarede@unimedjp.com.br


83 2106-8687

Educação Continuada

Todos os direitos reservados à UNIMED JOÃO PESSOA

CNPJ: 08.680.639/0001-77

Responsável técnico: Dr. Ricardo Wanderley Queiroga - CRM-PB 4149