A Unimed João Pessoa, em busca da melhoria contínua dos serviços prestados e a fim de estreitar o relacionamento com a rede prestadora, mantém um processo de avaliação e mensuração da qualidade de sua rede de atendimento.
O objetivo é disponibilizar uma rede adequada para os clientes, promovendo ações de qualificação aos seus prestadores de serviços credenciados, orientando-os no cumprimento de leis, instruções e resoluções normativas, que asseguram o atendimento ao beneficiário com segurança e qualidade, garantindo resultados assistenciais com visão e práticas de excelência.
O Programa de Qualificação da Unimed João Pessoa visa avaliar e diagnosticar alguns requisitos para qualificar os prestadores por meio de visitas técnicas, contribuindo para a excelência assistencial, o aprimoramento do negócio e a sustentabilidade da rede.
A visita será agendada com antecedência, conciliando dias e horários favoráveis ao nosso prestador. A visita será guiada por roteiro pré-definido, que auxiliará a equipe da Unimed João Pessoa a avaliar os requisitos de segurança, conforto, experiência do cliente e complexidade do serviço.
A segurança assistencial depende da infraestrutura disponível para assistência, da disponibilidade de profissionais em número adequado e da organização dos processos assistenciais e de suporte do prestador avaliado.
Entendendo que conforto é importante tanto para o paciente quanto para a família, o nível de classificação deste requisito considera o tipo de acabamento e facilidades oferecidas.
Aplicado aos hospitais, esse requisito mede a capacidade de organização, de atendimento a demandas assistenciais de pacientes complexos além da disponibilização de ativos tecnológicos e competências assistenciais específicas.
A experiência do cliente envolve suas impressões e percepções sobre o prestador após interagir com ele em diferentes pontos durante a jornada na organização.
Cada visita técnica gerará um relatório do enfermeiro auditor e uma nota para os itens avaliados. Quando necessário, serão apresentadas sugestões de melhorias. O enfermeiro também vai detalhar no documento todas as boas práticas encontradas no processo de atendimento do prestador.
A periodicidade das visitas será definida conforme a qualificação do prestador, considerando que os prestadores menos qualificados demandam visitas mais frequentes para auxiliarmos com mais efetividade a melhoria de seus processos.
Ao aderir ao Programa, os prestadores ficarão aptos a receber o SELO DE QUALIFICAÇÃO DA UNIMED JOÃO PESSOA, nas categorias bronze, Prata e Ouro, se atenderem aos requisitos.
Destaque no portal da Unimed João Pessoa, na área Guia Médico.
Serão incluídos no Programa de Educação Continuada todos os prestadores independentemente da pontuação obtida, como forma de auxiliar no melhor desenvolvimento da rede.
Fica definido a escala de incentivo financeiro conforme resultado da visita de avaliação pela equipe interna da Unimed João Pessoa.
Pontuação | Selo | Validade |
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91% a 100% | Ouro | 12 meses |
81% a 90% | Prata | 12 meses |
70% a 80% | Bronze | 12 meses |
0% a 69% | Sem selo | 6 meses |
O selo tem validade de 12 meses.
As visitas de qualificação serão divididas conforme pontuação obtida por cada prestador, a partir do primeiro ciclo de avaliação, podendo ser de 12 meses ou 6 meses a depender da nota.
Equipe de Gestão de Redes da Unimed João Pessoa:
Todos os direitos reservados à UNIMED JOÃO PESSOA
CNPJ: 08.680.639/0001-77
Responsável técnico: Dr. Ricardo Wanderley Queiroga - CRM-PB 4149