O segundo módulo do Workshop Gestão de Consultório Médico – Administração e Finanças do Negócio teve início um pouco das 11 horas deste sábado (4) após uma intervenção da facilitadora Maria da Penha Silva dos Santos. Ao som da música “Whisky a Gô-Gõ”, interpretada pela banda Roupa Nova, ela possibilitou um momento de descontração entre os médicos. Poucos resistiram a não entrar na dança.
Depois da dinâmica, a palestrante Elza Maria Silva Albuquerque deu início à abordagem dos Aspectos Econômicos, assunto do segundo módulo. Na apresentação, ela abordou questões como custos fixos e variáveis, margem de contribuição e ponto de equilíbrio entre receitas e despesas.
Um aspecto para o qual a palestrante chamou a atenção foi para a importância da visão empreendedora, independentemente do ramo de atuação. De acordo com ela, esta visão é determinante para o sucesso e bem-estar. “Se você percebe uma área onde vai ter mais lucro, pode até ganhar mais qualidade de vida, pois poderá trabalhar menos mantendo a mesma receita”, destacou.
Quanto a investimentos em equipamentos de ponta ou à abertura de um segundo consultório, ela disse que tudo tem que ser analisado com muita calma, considerando-se uma questão muito conhecida de todos: a relação custo-benefício.
O terceiro e último módulo abordou os Aspectos Financeiros. A apresentação orientou os participantes a acompanhar a posição financeira através do livro caixa, a controlar os valores a receber e a pagar; e a utilizar o fluxo de caixa como instrumento gerencial. O primeiro módulo do workhsop abordou o tema Regime Tributário.
A palestrante Elza Maria informou que o workshop foi preparado de modo a possibilitar que, ao final do terceiro módulo, o participante possa ser capaz de identificar qual a melhor opção jurídica para o exercício da sua profissão, de forma que possa assegurar-lhe carga tributária justa e lucratividade atraente. Durante a apresentação dos três módulos, os médicos participaram ativamente esclarecendo dúvidas e citando exemplos que contribuíram para contextualizar, em detalhes, a apresentação na área da medicina.
Agora, terão início as considerações finais do workshop, que foi realizado pela Unimed JP durante toda a manhã deste sábado no Hotel Caiçara, em Tambaú. O evento teve como público-alvo médicos cooperados que têm consultórios.