Cerca de 50 secretárias, recepcionistas e atendentes de médicos cooperados da Unimed JP participaram no último sábado (30) de um workshop, no auditório do Hospital Unimed JP.
O evento, que ocorreu das 8h às 12h, teve o objetivo de esclarecer dúvidas das profissionais sobre requisição de exames, uso do Rol de Procedimentos e funcionamento do Call Center da Unimed JP. Elas também assistiram a uma palestra que abordou o marketing de relacionamento.
As participantes foram recepcionadas pelo presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão, que destacou a importância do trabalho das auxiliares dos médicos cooperados. “Vocês não são colaboradoras da Unimed JP, diretamente, mas contribuem em muito com o desempenho da empresa, porque são vocês que estão do outro lado, atendendo e acolhendo os clientes”, declarou.
SATISFAÇÃO
O diretor do Hospital Unimed JP, Fábio Rocha, também participou do evento e fez questão de cumprimentar as recepcionistas. “Por terem contato direto com os clientes, todas vocês possuem um papel fundamental na qualidade do atendimento, porque quando o cliente é bem atendido, fica satisfeito”, acrescentou o diretor.
O coordenador da Capacitação Funcional, Fernando Florêncio; o secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano, André Pacelli; o secretário de Planejamento e Ações Médicas, Guido Gadelha, e o gestor de Produção do Hospital Unimed JP, Rômulo Castro, participaram do evento.
ESCLARECENDO DÚVIDAS
A primeira palestra do dia foi ministrada pela colaboradora Janaina Moura. Ela é coordenadora do serviço de Call Center, que foi instalado pela Unimed JP com a finalidade de gerar mais comodidade aos clientes.
Com isso, os pacientes não precisam mais de deslocar até a Sede da Cooperativa para requisitar exames. O procedimento é feito por telefone, no próprio consultório médico.
Janaina esclareceu algumas duvidas das atendentes e repassou comunicados importantes que prometem facilitar o trabalho dos consultórios.
MARKETING DE RELACIONAMENTO
Em seguida, as profissionais assistiram a uma palestra realizada pelo funcionário Salomão Neves. Ele é membro da Coordenação de Capacitação Funcional e destacou a importância do marketing positivo no ambiente de trabalho.
Usando um vídeo em que mostra uma atendente mal humorada e sem noções éticas, Salomão salientou quais as atitudes que devem ser evitadas pelas secretárias e recepcionistas durante o atendimento aos clientes.
“Para se oferecer um bom atendimento, é preciso quebrar paradigmas, ser ousado e evitar agir com frieza e indiferença”, afirmou durante a palestra.
“Os meios de comunicação deixam os clientes cada vez mais informados. E,em alguns casos, sabem da doença mais que o próprio médico. Um cliente satisfeito por atrair pelo menos seis novos clientes para a clínica. Já o insatisfeito pode retirar 14 potenciais consumidores do local, mostrando a velocidade da propagação de uma recomendação negativa”, destacou.
SERIEDADE
Por isso, as profissionais devem ficar atentas à postura que mantém no ambiente de trabalho. “Quanto mais atenção, discrição e segurança você repassar para seu cliente, mais próximo você estará de conquistar a confiança e fidelidade dele”, ressaltou.
A realização do Workshop faz parte das ações da Unimed JP com o objetivo de promover capacitação e melhorar o atendimento nas clinicas e consultórios dos médicos cooperados. A atividade é promovida pela Coordenação de Capacitação Funcional e Desenvolvimento Humano. Novas edições do workshop ocorrerão nos dias 4 de junho, 2 de julho e 27 de agosto.