O nascimento de uma criança é sempre momento de muita felicidade para toda a família. No entanto, pais e mães de primeira viagem muitas vezes não sabem quais os cuidados que o bebê recebe no hospital antes de ir para casa.
No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que conta com a mais completa maternidade da capital, a preocupação com o bem-estar do bebê e de toda a família é uma rotina. Por isso, alguns procedimentos são oferecidos durante a estada da mãe e da crianças no hospital, como os testes, vacinas e a certidão de nascimento.
As vacinas têm um papel essencial na prevenção de doenças para crianças, e seus benefícios seguem até a vida adulta. Para os recém-nascidos, duas vacinas são obrigatórias: a BCG e a da Hepatite B. Estas são feitas no próprio hospital em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). No processo de imunização, os pais são orientados sobre as próximas doses e recebem o cartão de vacinação.
A certidão de nascimento também é feita de forma gratuita. Basta o responsável pela criança procurar um dos cartórios parceiros, que ficam na recepção principal do hospital e apresentar a documentação necessária, tanto do bebê quanto dos pais.
TESTES OFERECIDOS
No hospital são realizados ainda os exames que ajudam a detectar precocemente doenças. Ao todo são feitos seis testes. Veja abaixo quais são:
Teste do Pezinho: entre o 3º e o 5º dia de nascimento. Caso mãe e bebê tenham alta hospitalar antes desta data, há a orientação de onde fazer o teste
Teste do olhinho: nas primeiras 24 horas de vida da criança
Teste do Coraçãozinho: nas primeiras 24 horas de vida da criança
Teste da Linguinha: Não tem prazo. No Hospital Alberto Urquiza é realizado antes da alta hospitalar
Teste da Orelhinha: a partir de 24 horas de nascido
Tipagem sanguínea: ao nascer
AMAMENTAÇÃO E BANHOS
Além disso, no Alberto Urquiza os pais também contam com as orientações e dicas das equipes de enfermagem e de fonoaudiologia sobre a importância da amamentação.
Antes da alta, eles também aprendem a dar banho no bebê, fazer a higienização correta de todo o corpo, inclusive do cordão umbilical. Mas, além desde banho “convencional”, os papais e mamães, também aprendem a fazer o banho de ofurô, uma técnica que acalma o bebê, pois “simula” o aconchego do útero materno.