Espirros, coriza, tosse, dor na garganta. Você sabe quando esses sintomas são de uma gripe ou de um resfriado? Gripes e resfriados, apesar de terem vários sintomas em comum, são doenças diferentes.
A gripe é uma infecção respiratória, que pode ser mais ou menos grave e é causada pelo vírus da influenza. O resfriado também é uma infecção respiratória viral, mas existem dezenas de vírus diferentes que podem provocá-lo, como rinovírus, adenovírus, parainfluenza.
A febre pode ser um diferencial entre as duas doenças, já que não costuma aparecer nos resfriados, exceto em crianças pequenas. Já na gripe, a febre é comum e costuma ser acima de 38ºC, principalmente nas crianças. A gripe deixa o paciente mais prostrado, com dor de cabeça e, frequentemente, com dor nos músculos e articulações. No resfriado, o paciente tem coriza, tosse e espirros, mas encontra-se mais ou menos bem-disposto.
PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO
Quando se trata de gripes e resfriados, o melhor remédio é a prevenção. E, medidas simples podem ajudar a não ter os incômodos sintomas dessas doenças. No dia a dia, lave com frequência as mãos, procure uma alimentação balanceada consumindo menos alimentos gordurosos e mais alimentos cheios de vitaminas C e minerais. Uma boa estratégia é comer frutas e salada. Tomar bastante água é fundamental.
Caso a febre esteja muito alta ou haja dificuldade de respirar ou, se os sintomas persistirem por muitos dias, é hora de procurar um médico. Confira abaixo um infográfico a respeito destas duas infecções virais, com informações do Ministério da Saúde.
Com informações da Unimed do Brasil