O Coral Jovem UniGente recebeu um importante reforço: o cantor Lucas de Oliveira, 14 anos, que venceu em primeiro lugar o concurso infantil de calouros do Programa Raul Gil, exibido pela Band. A premiação ocorreu em 2004, quando o menino tinha nove anos de idade.
O Coral é uma das formas utilizadas pelo Instituto UniGente para proporcionar a inclusão social de jovens e adolescentes de comunidades carentes. Lucas Oliveira, que já gravou dois CDs, decidiu dividir o seu talento com o grupo. “A verdade liberta e a música também. Quero aproveitar o talento que Deus me deu para melhorar a vida das pessoas”, afirma.
Natural de João Pessoa, Lucas tinha apenas cinco anos quando descobriu o amor pela música. De formação cristã, foi numa igreja que frequentava ao lado da mãe que o menino cantou e encantou pela primeira vez. A suavidade de sua voz, acompanhada por uma afinação impecável, emocionou os membros da igreja a tal ponto que ele passou a ser convidado pelo pastor para cantar em todos os cultos.
LUTA POR UM SONHO
O tempo passou e o amor à música cresceu com a idade. Certo dia, Lucas estava assistindo ao Programa Raul Gil e viu que o apresentador lançava um concurso para cantores mirins. Naquele momento, o garoto se virou para a mãe e, decidido, afirmou: “Quero cantar aí também”. Apesar de reconhecer que o sonho do filho seria muito difícil de ser realizado, a mãe decidiu lutar para levá-lo a São Paulo, cidade onde é gravado o programa.
Mãe e filho pediram ajuda à Prefeitura de João Pessoa. Conseguiram recursos para se hospedar durante uma semana em São Paulo e compraram apenas as duas passagens só de ida. “Minha mãe pagou as passagens em dez vezes”, relembra Lucas.
Ao chegar a São Paulo, os dois seguiram para o local de gravação do programa. No início, os produtores pretendiam só permitir a apresentação de Lucas após 15 dias. Mas, quando ouviram o pessoense, mudaram de ideia: apresentaram o menino naquela mesma semana. Cantando “Pra sempre vou te amar”, interpretada pelo cantor Robson Nascimento, o garoto venceu a disputa com 80 inscritos e ficou entre os três melhores cantores mirins do programa.