Conversar é uma atividade encarada diariamente pelas pessoas, mas, apesar de corriqueira, é um desafio para muitos que enfrentam dificuldades para expressar com clareza as próprias opiniões.
Através de uma conversa, é possível aumentar o círculo de contatos e também aprofundar relações entre amigos e familiares. Dessa forma, aprimorar a própria desenvoltura em conversas é fundamental para o bom convívio social.
PRÁTICAS
Algumas práticas podem ajudar a melhorar as suas habilidades de comunicação. Veja abaixo:
- Leia: sejam romances ou artigos jornalísticos, ler permite que você expanda seu vocabulário e melhore sua articulação. Isso sem contar as referências que você irá acumular na memória. Pode anotar a dica: pessoas que se comunicam bem são capazes de relacionar assuntos que leram em meio a conversas diárias.
- Pratique: encontre amigos ou familiares com quem você possa ter conversas longas e profundas. Tente relacionar-se e conversar com frequência com pessoas que você considere interessantes e inteligentes, para se manter sempre estimulado a melhorar o discurso. Quanto mais você se arrisca a opinar sobre temas complexos, mais depressa você tende a melhorar suas habilidades comunicativas.
- Ouça: bons comunicadores são, com frequência, também bons ouvintes. Comunicar-se bem, muitas vezes, não se trata apenas de falar frases eloquentes, mas também de mostrar interesse no que se está ouvindo.
- Não interrompa: todo mundo conhece alguém que vive interrompendo uma conversa, seja para dar uma opinião ou mesmo para completar as frases alheias. Não interromper é regra básica para demonstrar respeito e interesse pela conversa. Dessa forma, evite também ficar pensando no que você irá falar em seguida enquanto ouve. Como não é possível concentra-se nas duas coisas ao mesmo tempo, você acabará dando a impressão de desinteressado.
- Esteja aberto a qualquer assunto: evite guiar a conversa constantemente para assuntos de seu conhecimento e interesse. Mantendo a cabeça aberta, você transmite a imagem de ser uma pessoa agradável com quem discutir sobre qualquer assunto.
- Cuide da linguagem corporal: Assim como o discurso, a maneira como você age diz muito sobre o que você está pensando durante uma conversa. Tente não cruzar os braços ou pernas ou desviar os olhos para longe, por exemplo, pois esses gestos passam a sensação de desinteresse e desconforto.
- Seja você mesmo: seja confiante sobre o que você fala e de que suas opiniões são pertinentes. O que torna uma conversa interessante são justamente as diferentes visões de cada um sobre o mesmo tema. Argumente a favor de suas ideias com convicção, mas sem tentar denegrir a opinião alheia ou se mostrar inflexível.
Com informações da Unimed do Brasil