Ter uma alimentação balanceada é importante em qualquer fase da vida, seja na infância ou fase adulta. Na terceira idade, além das atividades físicas e intelectuais colaborarem para a saúde, hábitos alimentares saudáveis também são necessários, inclusive para a prevenção de doenças crônicas, mais comuns nesse período.
Acompanhe abaixo algumas dicas para que as refeições continuem saudáveis também nessa fase.
Refeições equilibradas
Faça sempre três refeições ao dia: café da manhã, almoço e jantar. Nos intervalos, consuma alimentos frescos para ajudar a compor uma dieta equilibrada em nutrientes. Coma devagar e escolha um local tranquilo para realizar as refeições.
Alimentos integrais
Inclua na alimentação grãos integrais e alimentos que são boas fontes de energia, como arroz, milho, batata e mandioca. Ao realizar as compras, prepare uma lista com os itens necessários para ajudar a criar o cardápio semanal.
Alimentos frescos
Inclua frutas, legumes e verduras em todas as refeições ao longo do dia. Fazendo isso irá contribuir para a ingestão de vitaminas, minerais e fibras. Aproveite as feiras livres para caprichar na variedade e prefira os produtos da safra, pois tendem a ter um valor mais atrativo.
Arroz e feijão
Um dos pratos mais completos e nutritivos da culinária brasileira é o arroz com feijão. Por isso, essa combinação deve estar presente no almoço ou jantar. Para variar, opte por diferentes tipos de feijões e outras leguminosas, como soja, grão-de-bico, lentilha ou ervilha.
Proteínas
Carnes, ovos e peixes também devem fazer parte da alimentação do idoso, pois são ricos em proteínas e minerais. Leites e derivados também são importantes porque são importantes fontes de cálcio.
Cuidado com os excessos
Cuidado com o excesso de óleo, açúcar, sal e condimentos durante o preparo. Para dar mais sabor aos pratos, experimente utilizar produtos naturais como ervas e temperos, tais como cebolinha, salsa, alho, cebola, manjericão, orégano, coentro, alecrim ou hortelã.
Hidratação
Beba bastante água ao longo do dia para evitar a desidratação, principalmente, em dias mais quentes. Se não há muito prazer na ingestão de um copo de água, experimente incluir rodelas de limão ou folhas de hortelã para deixar a água mais saborosa.
Boa companhia
Sempre que possível, esteja acompanhado no momento das refeições. A companhia de um amigo ou familiar ajuda a comer de maneira saudável, com regularidade e favorece o apetite.
Com informações da Unimed do Brasil