No sábado da próxima semana (21), o inverno começa oficialmente. E é só o tempo frio aparecer para a preguiça começar a tomar conta do corpo. Infelizmente, as temperaturas frias tendem a desencorajar a prática de exercícios físicos diários e até os mais motivados podem querer trocar a academia ou a rua por uma cama quentinha. Pois saiba que exercitar-se durante o inverno é tão necessário para a saúde como em qualquer estação do ano.
Além disso, com as temperaturas baixas, as pessoas tendem a comer mais alimentos calóricos, o que favorece o ganho de peso indesejado. Dessa maneira, é superimportante continuar a movimentar-se na estação.
CUIDADOS ESPECIAIS
O frio intenso, porém, exige alguns cuidados especiais durante os exercícios. Confira:
- Use roupas leves: Exercitar-se gera uma considerável quantia de calor. O ideal é usar roupas que mantêm o corpo aquecido, mas que sejam confortáveis e leves. Dessa forma, com o aumento da temperatura corporal, será fácil remover os agasalhos.
- Capriche no aquecimento aeróbico: É importante que o aquecimento antes de se exercitar seja mais longo do que o que você faz habitualmente. No frio, os músculos e articulações precisam de uma circulação de sangue mais intensa para atingir a temperatura corpórea ideal e evitar o perigo de lesões.
- Alimente-se bem: É importante ter uma alimentação adequada antes da prática de exercícios físicos, para que se ganhe a energia necessária. No inverno, esse cuidado deve ser intensificado, já que o corpo exige mais para se manter aquecido.
- Não deixe a hidratação de lado: Não só em estações quentes é preciso hidratar o corpo. Mesmo se não se está com sede, é fundamental beber líquidos antes, durante e depois das atividades aeróbicas. É mais difícil perceber durante o inverno, mas o suor provocado pelos movimentos pode levar o corpo à desidratação.
Com informações da Unimed do Brasil