As festas juninas são marcadas por fogueiras, danças, bandeirinhas e, claro, comidas deliciosas, mas nem sempre saudáveis. Entre os pratos mais consumidos nesse período estão milho, canjica, pé de moleque, pipoca, batata doce, pinhão, amendoim, bolos e cuscuz, além das bebidas alcoólicas, como quentão e vinho quente.
Apesar de nutritivos, quase todos os pratos típicos são calóricos e ricos em açúcares, o que exige cuidado especialmente por parte das pessoas que têm pressão alta e diabetes. O alerta é da nutricionista do Grupo de Educação em Saúde em Diabetes, Regina Monteiro. O GES em Diabetes faz parte dos programas de Promoção da Saúde da Unimed JP, voltado para clientes que têm a doença.
Segundo a nutricionista, é preciso considerar os componentes das comidas tipicamente juninas, bem como o tamanho das porções e o valor calórico delas. De acordo com Regina Monteiro estas comidas geralmente são preparadas com leite integral, manteiga, leite de coco e açúcar. "Para as pessoas com excesso de peso, obesas e para diabéticos, recomenda-se substituir estes ingredientes pelas versões menos calóricas, utilizando, então, leite desnatado, margarina light sem gordura ‘trans' e adoçante para ir ao fogo em substituição ao açúcar", explica.
A nutricionista recomenda também a substituição por outro alimento rico em carboidrato na mesma refeição. Por exemplo, no café da manhã, substitua o pão por uma fatia de cuscuz, sem esquecer que o tamanho das porções também vai refletir nas calorias do seu cardápio diário e na quantidade de açúcar ingerido.
GES EM DIABETES
O Grupo de Educação em Saúde (GES) em Diabetes é voltado, exclusivamente, para clientes diabéticos e tem o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença, através de orientações repassadas por uma equipe interdisciplinar formada por médico, enfermeira, nutricionista e psicóloga.
A sistemática é a seguinte: cada grupo participa de quatro reuniões consecutivas - uma por semana -, onde são discutidos os mais variados aspectos do diabetes pela equipe interdisciplinar. Aproximadamente, três meses depois desses encontros, é marcada uma reunião de retorno. O tema, neste caso, fica em aberto, sendo definido de acordo com as necessidades percebidas no grupo.
Para saber mais sobre os programas de promoção da saúde da Unimed JP, clique aqui.
PAMONHA DIET
Confira, abaixo, a receita de pamonha de forno diet:
Ingredientes
- ¾ de adoçante para forno e fogão
-1 e ¼ de leite desnatado
- 2 colheres (sopa0 de margarina light
- canela em pó para povilhar
- 4 espigas de milho verde
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
Cortar os grãos do milho com uma faca, obtendo cerca de 3 e ¾ xícaras e triturar no liquidificador. Acrescentar o leite, a margarina, o sal e o adoçante e bater até misturar bem. Untar uma forma refratária com margarina ligth e colocar a massa de milho. Levar para assar em banho-maria, em forno moderado pré-aquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Tirar do forno e povilhar com canela