Para muitas pessoas, consultar um médico é motivo para ficar nervoso, impaciente e até perder o sono. Por causa dessas reações, muitas dúvidas e sintomas são esquecidos de serem mencionados durante a consulta médica e o paciente acaba saindo do consultório sem ter todos os esclarecimentos que gostaria.
Não falar sobre dores, medicamentos que está tomando ou qualquer outra alteração de sua condição clínica pode dificultar o diagnóstico e o próprio trabalho do médico.
Além disso, o paciente não deve sentir vergonha de perguntar novamente quando não entender alguma explicação que o médico der. O médico provavelmente tentará explicar de uma forma mais clara e ficará satisfeito ao ver que você compreendeu as informações que se referem à sua própria saúde.
DICAS
Para tentar evitar esses transtornos e otimizar suas consultas médicas, prepare-se para elas. Confira abaixo algumas dicas para ajudar a aproveitar ao máximo as consultas médicas.
Orientações:
→ Leve suas preocupações, dúvidas e todos os medicamentos e vitaminas que você está tomando anotados em um papel. Anote também as alergias, se tiver.
→ Tenha em mente a descrição dos sintomas que sente, quando eles começaram e se tendem a melhorar em determinada situação. Fale, dê informações.
→ Peça a companhia de um parente ou amigo de confiança durante a consulta para que ele lhe dê segurança e ajude a lembrar de alguma dúvida que você tinha e esqueceu.
→ Procure saber informar se mais alguém da família sofre de algo parecido.
Com informações da Unimed do Brasil