Brinquedos na mão, depois dedos nos olhos, na boca e no nariz... esse ciclo é tradicional entre as crianças, dos bebês às crianças maiorzinhas, não há seleção entre objetos limpos ou sujos. É inevitável que quanto mais o pequeno usa um brinquedo, maior a probabilidade de acumular sujeiras dos mais diversos tipos. Por isso, higienizá-los quinzenalmente é necessário para evitar complicações relacionadas à saúde da criança.
Cada tipo de material do qual é feito o brinquedo merece cuidados distintos, separamos recomendações específicas para cada um deles. Convide a criança para participar da higienização, essa é uma excelente forma para ensiná-la sobre a necessidade de cuidar das coisas.
TIPOS DE MATERIAIS
Confira os cuidados que se deve ter de acordo com cada material:
- Plástico ou borracha: coloque os brinquedos de molho em água morna com vinagre ou detergente, apenas depois disso esfregue a sujeira.
- Brinquedos com apito (exceto eletrônicos): Lave com um pouco de água e sabão. Não os coloque de molho ou em água corrente, porque podem parar de fazer barulho.
- Metal: é preciso ter cuidado em não deixar a peça úmida, pois ela pode enferrujar. Para limpar, utilize pano com álcool, para que a umidade evapore mais rápido.
- Brinquedos de banho: para evitar mofo e fungos, após a hora do banho seque os brinquedos cautelosamente e tire-os do banheiro, pois o ambiente continua úmido por muito tempo.
- EVA: utilize um pano umedecido em água ou álcool. É preciso secar bem, de preferência ao sol para evitar manchas e fungos.
COMO LAVAR
Veja dicas de como lavar os bichos de pelúcia:
- Separe os bichos de pelúcia mais claros dos mais coloridos e retire os acessórios deles.
- Antes de colocá-los na máquina de lavar, ponha os brinquedos dentro de um saco protetor para roupas delicadas.
- Se não tiver, os bichinhos podem ser colocados dentro de fronhas que devem ser amarradas com um nó na ponta com elástico.