Com o auxílio da prática esportiva, um universo de habilidades pode ser trabalhado desde os primeiros meses de vida de uma criança – força, velocidade, desempenho motor, desenvolvimento cognitivo, domínio do corpo, etc. Para que as competências e talentos sejam desenvolvidos de forma saudável, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda esportes específicos para cada faixa etária. As atividades de velocidade, como o atletismo, devem ser estimuladas depois que a criança completar sete anos.
Tão importante quanto promover a prática esportiva, é a necessidade de preservar o descanso da criança ou adolescente em meio aos compromissos. Uma agenda superlotada e com atividades em excesso pode refletir negativamente no desenvolvimento do atleta mirim, levando diversos sintomas, entre eles: cansaço contínuo, criar motivos para não frequentar as aulas, perda de concentração, alterações no humor, irritabilidade, insônia e dores musculares e articulares.
ATENÇÃO: converse com o pediatra do seu filho para saber se ele está apto a praticar a atividade física escolhida.
ESPORTES RECOMENDADOS
Confira abaixo os esportes recomendados para cada idade:
- De 1 a 6 meses: Brincar de engatinhar, brinquedos coloridos, com luzes que acende e apaga. Habilidades trabalhadas: Estímulos sonoros e habilidades motoras básicas.
- De 6 meses a 1 ano: Natação e estímulos anteriores. Habilidades trabalhadas: Habilidades anteriores.
- De 1 a 7 anos: Natação, corrida, saltos (a distância e altura), futebol, capoeira, surfe, danças, ginástica olímpica e rítimica. Habilidades trabalhadas: Correr, saltar, arremessar, segurar e chutar, habilidades motoras básicas.
- De 7 a 11 anos: Dança, ciclismo e atletismo. Habilidades trabalhadas: Velocidade e combinação das habilidades anteriores.
- A partir de 11 anos: Atletismo, ginástica, esportes com bola, salto ornamental e lutas. Habilidades trabalhadas: Velocidade e combinação das habilidades anteriores.
- Após o estirão do crescimento: Musculação, remo e fisiculturismo. Habilidades trabalhadas: Força.
- A partir de 13 anos de idade: Competitivos. Habilidades trabalhadas: todas as anteriores.
Com informações da Unimed do Brasil