Refeições equilibradas e feitas com tranquilidade são as opções mais indicadas para ter uma alimentação saudável e se aproximar do peso desejado. Por mais que isso deva ser um hábito já incorporado na rotina, algumas vezes pode haver a necessidade de recorrer a um lanche.
Seja em virtude de falta de tempo ou para acompanhar um grupo de amigos, uma ocasional ida a um restaurante de fast food não significa, necessariamente, ter que abrir mão de boas escolhas para a saúde.
Abrir exceções quando a vontade de comer uma guloseima é grande não há problemas, se não houver contraindicação médica, mas se for feito frequentemente pode ser bastante prejudicial à saúde. Por isso, no dia-a-dia, pense se há alguma alternativa mais saudável para você, diminua a quantidade de molho, peça substituições e recuse a sobremesa.
DICAS
Se a intenção é fazer um lanche rápido, tenha em mente algumas ideias para deixá-lo mais nutritivo e menos gorduroso. Confira as dicas a seguir:
• Opte pelas porções pequenas. Os locais que vendem fast food costumam oferecer várias opções de tamanho;
• escolha o prato mais saudável que tiver. Em vez de pedir batatas fritas como acompanhamento, por exemplo, dê preferência para um prato de salada com molho de baixo teor de gordura ou batatas assadas;
• prefira itens grelhados. Alimentos fritos possuem elevados níveis de gordura e calorias;
• recuse quantidades extras de itens como bacon, queijo e maionese;
• preste atenção no que vai tomar. Várias bebidas contêm muitas calorias e quantidade exagerada de açúcar. Prefira água, sucos naturais e chás gelados sem açúcar. Além disso, fuja dos milk-shakes e outros drinques cremosos e continue atento ao tamanho – peça sempre o menor.
Com informações do site da Unimed do Brasil