Já virou hábito: nesta época, muitos se debruçam sobre uma folha de papel e preparam a lista de resoluções para o ano que vai entrar. Realizar os projetos da vida pessoal; pôr em prática os planos profissionais; viajar para lugares especiais; adotar um estilo de vida mais saudável, os desejos para um novo ano mais feliz são os mais variados possíveis. Mas de nada adianta gastar um tempo pensando no que você quer realizar em 2014 se os seus objetivos estão muito distantes da sua realidade atual ou ainda se você esquecer a sua lista de resoluções no fundo de uma gaveta. Um passo fundamental para tirar as promessas do papel é manter contato com a listinha de desejos.
No entanto, para que possam dar certo uma sugestão é encarar os planos para o ano novo como se fossem objetivos estratégicos de uma empresa. Isso porque, os sonhos que estão na categoria do \"um dia vão acontecer\" nunca saem do papel. Por isso é importante que, antes de definir as resoluções para 2014, você faça um diagnóstico: identifique suas finanças, mapeie a disponibilidade de tempo para investir nos itens e detecte quais são as ameaças que podem colocar seus projetos em risco.
Não adianta sonhar em comprar uma mansão se você mora de aluguel e não consegue economizar um dinheirinho a cada mês. Os projetos para o novo ano precisam ser palpáveis e devem se enquadrar dentro da sua realidade.
Depois do diagnóstico, coloque em uma folha de papel a sua lista de desejos. Experimente montar um planejamento dos seus sonhos. Divida-o em objetivos, ações para alcançá-los e previsão de data. Ao fragmentar em etapas, fica mais fácil identificar o caminho para a realização do seu projeto. E muito mais difícil desistir dele!
O próximo passo é manter a listinha em um local visível. Pode ser presa ao imã da geladeira ou no mural do escritório, junto à carteira ou dentro da agenda que você abre todo dia, o que importa é interagir com o bilhete. Um ok, risco ou acerto sobre as ações simboliza as conquistas - e motivam a seguir firme na realização dos objetivos.
Vale lembrar que as promessas de Ano-Novo não se resumem às conquistas materiais. Emagrecer, trocar de emprego, viajar, dormir melhor e engravidar são os projetos mais comuns entre os leitores canal Viver Bem. E o seu, qual é? Conte para a gente nos comentários.
Com informações da Unimed do Brasil