Notícias

Veja como evitar acidentes com as crianças nas férias

Publicada em 14/06/2013 às 07h

Durante férias é necessário cuidado redobrado com a segurança das crianças Durante férias é necessário cuidado redobrado com a segurança das crianças

Para as crianças, férias é sinônimo de rotinas flexíveis, brincadeiras e, claro, traquinagem. E como passam mais tempo em casa, os acidentes domésticos tendem a aumentar. O primeiro dilema dos pais, nessa época do ano, é: o que fazer com elas? Muitas famílias não têm com quem deixar as crianças no período em que estariam na escola, então, elas acabam por ficar na casa dos avós ou de outros, muitas vezes pouco adaptadas para recebê-las com segurança. Se este for o seu caso, é importante conversar com quem for cuidar das crianças nas férias.

Se a opção de lazer é o playground do bairro, a atenção é a mesma do resto do ano. Os atropelamentos, principal causa de morte de crianças até 14 anos entre os acidentes de trânsito, ocorrem com frequência durante as brincadeiras de rua ou em parquinhos nos arredores de casa. Outros acidentes comuns nesses ambientes são as quedas, que constituem a principal causa de hospitalização por acidentes com crianças de 0 a 14 anos. Para evitá-las, supervisione a brincadeira da criança e verifique se os equipamentos estão enferrujados, quebrados ou contêm superfícies perigosas. Já as brincadeiras com pipa só devem ser feitas em locais abertos, longe dos fios de alta tensão.

Por último, mas não menos importante, os acidentes de trânsito também aumentam durante as férias. Os pequenos têm de viajar sempre no banco de trás - na cadeirinha ou booster, dependendo da idade e do peso. Já os pais têm fazer várias paradas durante o trajeto, evitando assim que as crianças se cansem de ficar muito tempo no assento. Lembre-se de que as medidas de proteção, dentro e fora de casa, não tiram férias!

Com informações da Revista Crescer