Nesta terça (5), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada com o objetivo de despertar a consciência das pessoas para a necessidade da preservação dos recursos naturais e nos faz lembrar as consequências que o crescimento desordenado tem causado ao planeta.
E você, sabe como pode contribuir para preservar o meio ambiente? Comece praticando o consumo consciente no seu dia a dia. Ele é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária de quem quer garantir a sustentabilidade do planeta, ou seja, o equilíbrio entre a natureza e nossas ações.
Para se ter uma ideia de como é fácil implementar ações para contribuir com o meio ambiente, uma boa dica é começar a diminuir o tempo do banho. Fechar a torneira enquanto escova os dentes, evitar deixar lâmpadas acesas em ambientes desocupados e jamais desperdiçar alimentos também são atitudes simples, que fazem grande diferença para o meio ambiente.
CONSUMO CONSCIENTE
Consumir é necessário, mas para evitar os impactos negativos para a sociedade e meio ambiente no futuro, as pessoas precisam se conscientizar agora. Hoje em dia, a humanidade consome 25% a 30% a mais de recursos naturais do que a Terra consegue sustentar. E mais: se continuar nesse ritmo, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de alimentos, energia e água.
Preocupada com o impacto que o consumo causa ao meio ambiente, a Unimed JP implementou na Cooperativa um Programa de Consumo Consciente. A campanha contribui para a sustentabilidade do planeta, através da preservação dos recursos naturais, com ações com reciclagem do lixo, redução de material de expediente e utilização adequada de recursos, como água e energia.
DICAS
Confira dicas para ajudar na preservação dos recursos naturais:
Diminuindo o consumo de água:
-Tente limitar seus banhos em aproximadamente 5 minutos. Feche a torneira enquanto se ensaboa;
- Instale torneiras com aerador ("peneirinhas" ou "telinhas" na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão mas, na verdade, faz exatamente o contrário;
- Jamais escove os dentes ou faça a barba com a torneira aberta;
- Caso seja viável, instale redutores de vazão em torneiras e chuveiro;
- Quando construir ou reformar, dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas;
- Ao lavar a louça, use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem. Isso ajuda a soltar a sujeira. Depois, use água corrente somente para enxaguar;
- Se usar a máquina de lavar louça, ligue-a somente quando estiver com toda sua capacidade preenchida;
- Para lavar verduras, use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre ou com solução de hipoclorito), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las;
- Deixar as roupas de molho por algum tempo antes de lavar também ajuda aqui;
- Ao esfregar a roupa com sabão use um balde com água que pode ser a mesma do molho e mantenha a torneira do tanque fechada. Água corrente somente no enxágüe!
- Use o resto da água com sabão para lavar o seu quintal;
- Se tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima e tome cuidado com o excesso de sabão para evitar um número maior de enxágües;
- Caso opte por comprar uma lavadora, prefira as de abertura frontal que gastam menos água que as de abertura superior;
- Para lavar o carro use balde em vez de mangueira;
- Não regue as plantas em excesso nem nas horas quentes do dia ou em momentos com muito vento. Muita água será evaporada ou levada antes de atingir as raízes;
- Molhe a base das plantas, não as folhas;
- Utilize cobertura morta (folhas, palha) sobre a terra de canteiros e jardins. Ela diminui a perda de água;
- Ao limpar a calçada, use a vassoura, E NÃO ÁGUA para varrer a sujeira! Depois, se quiser, jogue um pouco de água no chão, somente para "baixar a poeira". Para isso, você pode usar aquela água que sobrou do tanque!
Para detectar um vazamento:
Confira o seu relógio de água (hidrômetro)
- Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os banheiros. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há vazamentos na casa.
- Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede de água e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso a torneira sugue a água que está no copo, é sinal de que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.
- Reduzindo energia elétrica:
- O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia. O ideal é evitar seu uso em horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30min;
- Quando o tempo não estiver frio, deixe a chave de temperatura do chuveiro na posição menos quente (morno);
- Evite utilizar o ferro elétrico quando vários aparelhos estiverem ligados na casa para evitar que a rede elétrica fique sobrecarregada;
- Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas para passá-las de uma só vez;
- Se o ferro for automático, regule sua temperatura. Passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligá-lo, você ainda pode aproveitar o calor para passar algumas roupas leves.
- Na hora de comprar, leve em conta a eficiência energética certificada pelo selo Procel - Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica;
- Coloque o aparelho em local bem ventilado, evitando a proximidade com o fogão, aquecedores ou áreas expostas ao sol;
- No caso de instalação entre armários e paredes, deixe um espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do aparelho;
- Evite abrir a porta da geladeira em demasia ou por tempo prolongado;
- Deixe espaço entre os alimentos e guarde-os de forma que você possa encontrá-los rápida e facilmente;
- Não guarde alimentos ou líquidos quentes;
- Não forre as prateleiras com vidros ou plásticos porque dificulta a circulação interna de ar;
- Faça o descongelamento do freezer periodicamente, conforme as instruções do manual, para evitar que se forme camada com mais de meio centímetro de espessura;
- Conserve limpas as serpentinas (as grades) que se encontram na parte de trás do aparelho. Não as utilize para secar panos, roupas, etc.
- Quando você se ausentar de casa por tempo prolongado, o ideal é esvaziar freezer e geladeira e desligá-los.
Coleta seletiva de lixo:
- Para ser um participante ativo desta empreitada, é preciso saber como separar corretamente o lixo seco do lixo úmido. Isso facilita o trabalho dos catadores de lixo reciclável, que conseguem recolher maior quantidade de material reaproveitado e aumentar a renda com a venda dos resíduos.
- O lixo úmido (ou orgânico) é composto por restos de alimentos, cascas e ossos, pó de café e de chá, galhos e podas. Separados e reciclados, pode servir de adubo na produção agrícola ou como insumo para gerar energia.
- O lixo seco, por sua vez, é todo o resíduo feito de papel (como caixas longa vida), vidro (potes de maionese), metal (latas de alumínio) e plástico (garrafas PET). Se limpos e separados corretamente, podem gerar emprego, renda e poupar recursos naturais. Com garrafas PET, por exemplo, é possível produzir madeira sintética ou um novo plástico.
PRÁTICA DE CIDADANIA
A ideia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Leva em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente.
E os reflexos podem ser positivos ou negativos. Ao comprar produtos de uma empresa que utiliza trabalho escravo, por exemplo, o consumidor financia essa prática.
Por outro lado, se comprar alimentos orgânicos ou de comércio justo, contribuirá com setor da economia que não utiliza substâncias tóxicas em sua produção e que não agride o meio ambiente.
PRINCÍPIOS
Confira abaixo os 12 princípios do consumo consciente, elaborado pelo Instituto Akatu, com o objetivo de orientar consumidores. Veja abaixo:
1. Planeje suas compras. Compre menos e melhor;
2. Avalie os impactos de seu consumo no meio ambiente e na sociedade;
3. Consuma só o necessário. Reflita sobre suas reais necessidades e tente viver com menos;
4. Reutilize produtos. Não compre outra vez o que você pode consertar e transformar;
5. Separe seu lixo. Reciclar ajuda a economizar recursos naturais e a gerar empregos;
6. Use crédito com responsabilidade. Pense bem se você poderá pagar as prestações;
7. Informe-se e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas;
8. Não compre produtos piratas. Assim você contribui para gerar empregos e combater o crime organizado;
9. Contribua para a melhoria dos produtos e serviços. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas;
10. Divulgue o consumo consciente. Levante essa bandeira para amigos e familiares;
11. Cobre dos políticos. Exija ações que viabilizem a prática do consumo consciente;
12. Reflita sobre seus valores. Avalie os princípios que guiam suas escolhas e hábitos de consumo.