Todo mundo sabe da importância de consumir frutas, legumes e verduras para ter uma dieta equilibrada. No entanto, o corre-corre do dia a dia pode levar à escolha de produtos enlatados. Mas, será que eles são tão benéficos quanto os alimentos in natura? A resposta é não!
Os comparativos mostram que consumir a versão in natura dos alimentos é mais benéfico à saúde. Mesmo mantendo a identidade básica e a maioria dos nutrientes do alimento do qual deriva, o alimento processado possui acréscimo de ingredientes e métodos de processamento utilizados na fabricação que alteram a composição nutricional de forma desfavorável.
Sal e açúcar em quantidades altas costumam ser adicionados aos enlatados. E essas quantidades são muito maiores do que as usadas nos preparados caseiros. O consumo em excesso desses nutrientes possui relação com o aparecimento de doenças do coração, obesidade e ainda outras doenças crônicas.
No quadro comparativo abaixo (feito pela Unimed do Brasil) ficam perceptíveis as alterações que o processamento gera nos alimentos, o abacaxi em lata, por exemplo, tem a quantidade de vitamina C cinco vezes menor quando comparado com a composição da fruta in natura.
Com informações da Unimed do Brasil