O dia 12 de setembro é o prazo para as pessoas entre 20 e 39 anos se vacinarem contra o vírus que causa a rubéola. No Hospital Unimed JP, a vacinação é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, em clientes e não clientes da Cooperativa.
A vacinação faz parte da Campanha Nacional para a Eliminação da Rubéola, do Ministério da Saúde. A idéia é imunizar todas as pessoas nessa faixa etária e eliminar a circulação do vírus no país, que tem como principal risco a transmissão da doença para mulheres grávidas. A condução do vírus para o feto pode originar a Síndrome da Rubéola Congênita. A doença é capaz de provocar danos na visão, na audição e nas funções cerebrais do bebê.
As únicas pessoas que não devem tomar a vacina são as mulheres grávidas. Pessoas com baixa imunidade por doença ou tratamento quimioterápico devem solicitar autorização de seu médico assistente para realizar a vacina.
EFEITOS DA VACINA
A vacina é subcutânea, no braço. Os efeitos secundários à vacinação são pouco freqüentes, leves e desaparecem em poucos dias. A vacina é muito segura, e a pessoa vacinada com doses subseqüentes sempre terá um benefício: se não estiver protegida, ficará imunizada e, se já está protegida, reforçará seu nível de imunidade.