• Início
  • Notícias
  • Vacinação contra covid tem início na Unimed JP para profissionais da linha de frente; enfermeira é a primeira imunizada

Notícias

Vacinação contra covid tem início na Unimed JP para profissionais da linha de frente; enfermeira é a primeira imunizada

Publicada em 20/01/2021 às 17h

A enfermeira Edna Maria Alves de Araújo foi a primeira a ser vacinada A enfermeira Edna Maria Alves de Araújo foi a primeira a ser vacinada

Os profissionais da linha de frente do combate à pandemia de covid-19 no Hospital Alberto Urquiza Wanderley estão sendo vacinados contra a doença nestas quarta (20) e quinta-feira (21). As vacinas foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por causa do papel desempenhado pelo hospital da Unimed JP durante a pandemia. Desde março, quando houve o primeiro registro de um caso de covid no Alberto Urquiza, já foram atendidas na unidade 30 mil pessoas com síndromes gripais.

Para a imunização, a Unimed João Pessoa está seguindo os critérios de prioridades definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid, elaborado pelo Ministério da Saúde. A enfermeira Edna Maria Alves de Araújo, 56 anos, que trabalha desde abril do ano passado em uma das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) voltadas para covid, foi a primeira a ser vacinada. Depois de dez meses na linha de frente, ela comemorou a chegada da vacina.

“Foi uma emoção incrível ser vacinada, ainda mais por representar todos os meus colegas de trabalho. A covid é um marco nas nossas vidas e essa vacina é a esperança de que, daqui para frente, seja só vitória”, declarou. E deixa um recado: “Todos que puderem se vacinar, façam logo. E a minha vontade é que tenha logo vacina para todos, para que não precisemos tratar de tantos pacientes tão graves”.

Já o primeiro médico da linha de frente a ser vacinado foi o intensivista e cirurgião geral Francisco de Assis Freitas, que atende pacientes covid na Urgência e Emergência do Alberto Urquiza e também na UTI. “Desde março, estou no trabalho de enfrentamento e já vi muita coisa acontecer. A gente estava tentando segurar uma situação de calamidade, tentando deixar as pessoas vivas, mas agora, com a vacina, é o começo de uma solução para voltarmos às nossas vidas”, declarou.

RESPONSABILDIADE

A imunização contra a covid-19 está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa. Mas, para facilitar a operacionalização, médicos e colaboradores da linha de frente na Unimed JP estão sendo imunizados em dois postos temporários instalados no Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

“A imunização é muito importante, assim como seguir o plano nacional para que ela dê certo. Nós, da Unimed João Pessoa, agradecemos à Secretaria Municipal de Saúde pela parceria. O foco inicial é para os trabalhadores da linha de frente, mas esperamos que, em breve, toda a população esteja vacinada”, disse o presidente do Conselho de Administração da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho.

O gestor de Serviços Hospitalares da Unimed João Pessoa, Cleiton Moradillo, ressaltou que, enquanto não é possível vacinar toda a população, o hospital segue preparado para receber com segurança os pacientes. “Esperamos que, em breve, possamos acabar com essa pandemia e a vacinação é um passo muito importante para isso”, comentou.

OUTROS HOSPITAIS

Além do Hospital Alberto Urquiza, a Secretaria Municipal da Saúde está disponibilizando a vacina contra covid nestas quarta (20) e quinta (21) em hospitais públicos e serviços de saúde da Capital para profissionais da linha de frente. Nesses locais, a aplicação da vacina irá ocorrer das 9h às 15h e das 18h às 22h. Veja a lista:

  • Hospital Santa Isabel
  • Hospital do Valentina
  • Hospital Clementino Fraga
  • Hospital Universitário
  • UPA Cruz das Armas
  • UPA Bancários
  • UPA Valentina
  • UPA Oceania
  • Samu