• Início
  • Notícias
  • Vacinação contra a poliomielite é prorrogada até sexta-feira no Hospital

Notícias

Vacinação contra a poliomielite é prorrogada até sexta-feira no Hospital

Publicada em 24/09/2009 às 14h31

Hospital Unimed JP está vacinando clientes e não clientes contra a pólio Hospital Unimed JP está vacinando clientes e não clientes contra a pólio

Os pais que não vacinaram os filhos no último sábado (19), Dia de D da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, ganharam um prazo maior para imunizar as crianças no posto do Hospital Unimed JP. No local, a vacinação foi estendida até sexta-feira (22).

O posto fica aberto das 8h às 17h. A vacina contra a poliomielite é gratuita. Devem ser imunizadas todas as crianças menores de cinco anos de idade. É importante que os responsáveis apresentem o cartão de vacinação das crianças, mas a falta do documento não impede a imunização.

A campanha está sendo realizada em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde. Na Unimed JP, a ação está sob a responsabilidade da Coordenação de Promoção da Saúde.

As vacinas foram disponibilizadas ao Hospital Unimed JP pela Secretaria Estadual de Saúde. As doses começaram a ser aplicadas no último sábado (19).

NÚMEROS

A Paraíba conseguiu vacinar 245.192 crianças contra a paralisia infantil, somente no Dia D da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. O Estado atingiu 77,43% dos 316.674 paraibanos menores de cinco anos. O percentual é maior do que as médias do Nordeste (75,47%) e do País (71,94%). No entanto, outras 71 mil crianças ainda precisam ser imunizadas.

Pelo calendário básico de vacinação, a criança deve tomar três doses da vacina contra a pólio, aos dois, quatro e seis meses de idade, além de um reforço aos 15 meses. Depois disso, ela deve ser imunizada duas vezes por ano, durante as campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde, junto com estados e municípios, até os 5 anos de idade.

Como não se pode garantir a criação de anticorpos pelo organismo da criança, o reforço é necessário para garantir a total proteção contra a poliomielite.