Os cuidados com a saúde para aproveitar a folia do Carnaval começam antes da festa. Uma das primeiras medidas, nesse sentido, é regularizar o calendário de vacinas de adultos e crianças.
Durante o Carnaval o fluxo de turista é muita grande e as aglomerações em blocos carnavalescos, por exemplo, favorecem a transmissão de doenças. O alerta é feito pela enfermeira do Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP, Ariádne Nóbrega de Lima.
"Sabemos que é muito comum nesse período as areias da praia e as ruas ficarem sujas, aumentando assim as chances de acontecer algum tipo de ferimento por pedaços de vidro ou latas enferrujadas. Por isso a vacina antitetânica é muito importante", explica.
OUTROS CUIDADOS
A enfermeira listou uma série de cuidados para as pessoas aproveitarem ao máximo o Carnaval levando em consideração sua saúde e da sua família. Confira:
-Usar sempre protetor solar no corpo, renovando a cada duas horas;
-ingerir bastante líquido para não desidratar, principalmente água;
-se alimentar bem, dando preferência a frutas e verduras;
-tomar cuidado com máscaras e outros acessórios que possam dificultar a respiração;
-ficar atento às fantasias das crianças para que não contenham acessórios pequenos fáceis de arrancar e que possam provocar engasgo nas crianças. Atenção também para plumas e penas passíveis de provocar reações alérgicas;
-prestar atenção na escolha do calçado para cair na folia. Dê preferência aos mais confortáveis nos pés;
-sexo só com camisinha. O preservativo previne não somente uma gravidez indesejada, mas, principalmente Doenças Sexualmente Tramissíveis (DSTs).