• Início
  • Notícias
  • Vacina é a forma mais indicada para se proteger da hepatite tipo B

Notícias

Vacina é a forma mais indicada para se proteger da hepatite tipo B

Publicada em 06/02/2008 às 16h06

Apesar de os sinais e sintomas serem silenciosos, a prevenção contra a hepatite B é muito fácil: bastam algumas “agulhadas” e a pessoa já estará imunizada contra esta doença que pode até matar.

A vacina da hepatite B garante 95% de imunidade. A recomendação é que sejam administradas três doses até meio ano de vida: a primeira ao nascer; a segunda com um mês de vida; e a terceira dose aos seis meses. Mas, as autoridades alertam que também devem ser vacinados os bebês e os adolescentes que não tiverem comprovação de terem seguido o esquema vacinal completo.

Há mais de dez anos o sistema público de saúde do Brasil implantou a imunização contra essa doença. Desde então, houve uma queda considerável no número de pessoas infectadas, principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, segundo dados preliminares de um levantamento feito pelo Ministério da Saúde.

SAIBA MAIS

Doença inflamatória que compromete as funções do fígado, a hepatite B é causada por vírus, que podem ser transmitidos em relações sexuais desprotegidas, pelo sangue, pelo compartilhamento de objetos de higiene pessoal (como alicates de unha, lâminas de barbear e escovas de dente), na gravação de tatuagens e na colocação de piercings.

Também pode ocorrer a transmissão vertical dessa doença, ou seja, a mãe infectada passa o vírus ao feto. A doença pode agir silenciosamente no nosso organismo. Em mais de 60% dos casos em adultos e 90% dos menores de 1 ano, a infecção é assintomática, a pessoa pega a doença e não sabe.

Para saber mais sobre hepatite B, CLIQUE AQUI.

(Com informações da Unimed Brasil)