O Hospital Unimed João Pessoa adotou, em 2009, o sistema de Classificação de Riscos no Pronto Atendimento (PA) da instituição para priorizar o atendimento imediato dos pacientes que apresentam a situação de saúde mais grave e, assim, organizar o fluxo de pessoas que procuram o serviço.
Para conseguir isso, o sistema utiliza quatro cores específicas que sinalizam a gravidade do paciente. Após primeira avaliação, o paciente é identificado por uma das cores - vermelho, amarelo, verde ou azul-, dependendo do seu estado de saúde.
A cor vermelha indica que o paciente tem preferência no atendimento por apresentar risco imediato de morte; a amarela sinaliza que a pessoa precisa de um atendimento relativamente rápido, com equipamentos e cuidados específicos. Já as cores verde e azul são para casos mais simples, sem risco de morte.
CASOS ELETIVOS
Apesar do PA ser projetado para atender casos de urgência e emergência, ou seja, que impliquem em risco de morte, o que se observa no Hospital Unimed JP é um número muito grande de atendimentos que não se enquadram neste propósito.
Em média, mais de 10 mil pessoas buscam atendimento no Hospital Unimed JP a cada mês. Dessas, apenas 8 % são pacientes classificados nas cores vermelho e amarelo, que de fato precisam de atendimento imediato. Os outros 92% são caracterizados como atendimentos de consultório, ou seja, eletivos, que não são urgências (azul, verde).
AMPLA REDE
Para buscar oferecer mais qualidade no atendimento ao cliente, a Unimed JP oferece a mais completa rede de assistência médico-hospitalar da Paraíba para casos de urgência e emergência. A Cooperativa disponibiliza outros 13 hospitais credenciados e três clínicas conveniadas para receber os casos em condições de saúde que impliquem em risco de morte ou sofrimento para o paciente.
No entanto, apesar de disponibilizar toda esta estrutura, os clientes só devem procurar o setor de urgência e emergência de uma instituição em situações de sério agravo à saúde. Para os casos eletivos, a orientação é o agendamento de uma consulta com um dos quase 1,5 mil cooperados da Unimed JP. No consultório médico, como o fluxo de pessoas é bem menor, o cliente fica mais à vontade para o atendimento.