Determinados procedimentos adotados pelos clientes podem facilitar a utilização do plano de saúde e diminuir custos. São atitudes simples, mas que podem fazer diferença.
Para a realização de exames, por exemplo, é importante que o cliente faça somente aqueles solicitados pelo médico e guarde os resultados em casa, já que em muitos casos eles podem ser úteis em novas consultas. O procedimento evitará a cobrança de co-participações (para os clientes que têm esse tipo de plano) desnecessárias e o transtorno da realização de exames repetidos.
Antes de assinar a requisição de serviços, confira os dados que constam nela, a exemplo da data e dos procedimentos anotados. Jamais assine requisição em branco.
A se dirigir ao consultório para apresentar os exames que o médico solicitou não é uma nova consulta se for feita antes de 30 dias. O sistema de retorno da consulta é direito de todos os pacientes.
Caso não possa comparecer à consulta agendada, mantenha contato telefônico com o consultório médico para desmarcar com antecedência, assim você disponibilizará o horário para outro paciente.
Outra recomendação é ler cuidadosamente o seu contrato para conhecer direitos, coberturas, carências, serviços, etc. Se for cliente do Plano Empresa, solicite uma cópia ou resumo do contrato ao Departamento de Recursos Humanos ou de Pessoal da empresa onde trabalha.
E, lembre-se: sempre que tiver dúvidas com relação à utilização do plano, entre em contato com a Unimed JP. Isso pode ser feito por telefone, através do Call Center (0800.725.1200) ou pelo Portal Unimed JP, no espaço Fale Conosco (clique aqui para ter acesso ao local).