Publicada em 20/04/2006 às 06h
A UTI Geral Adulto do Hospital Unimed está entre as melhores do país. Os índices divulgados pelo Relatório de 2005 do QuaTI, sistema que mede o nível de qualidade das unidades de terapia intensiva do Brasil, revelam que a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Unimed apresenta índices semelhantes à média nacional. Em alguns casos, como a taxa de ocupação, os números do Hospital estão acima dos indicativos nacionais.
O relatório indicou que a média de idade dos pacientes internos na UTI Geral Adulto é de 72 anos, enquanto que a média nacional é de 66 anos. O índice que indica o nível de gravidade dos pacientes também difere um pouco. O perfil do paciente admitido na UTI Geral do Hospital é o seguinte: 89% são pacientes clínicos, idosos e graves.
A UTI Adulto do Hospital Unimed recebe pacientes mais graves. Este número é conhecido através do Apache, parâmetro utilizado em UTIs para medir o nível de gravidades dos pacientes internos. A média nacional é de 12 pontos, enquanto que o Hospital Unimed apresentou um índice de 20.
Por outro lado, a taxa de complicações de pacientes da UTI Adulto do Hospital Unimed está abaixo de todos os aspectos pesquisados pelo QuaTI. A taxa de mortalidade também é outro diferencial: apenas 1 ponto.
Em relação à taxa de infecção hospitalar, a UTI do Hospital Unimed apresenta índices dentro da média nacional em praticamente todos os casos de infecção que costumam se manifestar em uma UTI.
O Sistema QuaTI foi criado para elaborar o perfil das Unidades de Terapia Intensiva no Brasil. Através dele, se pode comparar os índices das unidades de todo o país. O Hospital Unimed passou a integrar o Sistema em março do ano passado. No Nordeste, apenas 8 UTIs estão cadastradas no QuaTI. No país são 63.