Prevenção é palavra-chave para combater a proliferação do coronavírus (Covid-19). Por isso, muitas medidas estão sendo adotadas nos serviços de saúde de todo o país, inclusive, a suspensão de visitas a pacientes internados em hospitais.
No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, não está sendo diferente. As visitas às Unidades de Tratamento Intensivo adulto (UTIs), apartamentos e suítes foram suspensas para a segurança dos pacientes, profissionais e dos familiares.
E a tecnologia vem sendo uma grande aliada de médicos na hora de informar o estado de saúde dos pacientes aos familiares. Vídeochamadas, telefonemas e até mensagens de voz estão sendo usados para se comunicar com os parentes e colocá-los a par da situação.
A medida foi iniciada nas UTIs e funciona da seguinte forma: no horário em que regularmente o familiar recebia as informações sobre o paciente, de forma presencial, é feito o contato remoto pela equipe multiprofissional. A forma do contato vai depender do entendimento do médico com a família.
INTERAÇÃO
Por vídeochamada, ligação telefônica ou mensagem de voz, o médico responsável pelo atendimento passa todas as informações relacionadas ao quadro de saúde e a evolução do paciente. Esse procedimento é todo acompanhado pela equipe multiprofissional. Durante o processo, o familiar, se tiver alguma dúvida, poderá fazer perguntas.
Esse tipo de atendimento tem dado resultado e minimizado a ansiedade da família, diante do distanciamento necessário para resguardar a saúde de todos.
APARTAMENTOS E SUITES
Os pacientes internados em apartamentos e suítes permanecem com um acompanhante. No entanto, as visitas também foram suspensas.