Publicada em 04/04/2006 às 14h49
O uso de células-tronco no tratamento do diabetes mellitus será uma das novidades discutidas em João Pessoa, de 6 a 8 de abril (quinta a sábado), no 1º Congresso Paraibano de Diabetes. Promovido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o evento vai reunir especialistas de vários estados e será realizado no Hotel Tambaú. A programação também inclui um encontro voltado para portadores da doença.
A endocrinologista Luciana Marques Araújo, integrante da Comissão Organizadora do Congresso, informou que o diabetes é considerado um dos mais sérios problemas de saúde na atualidade. A preocupação está relacionada tanto ao número de pessoas afetadas, incapacitações e mortes prematuras quanto aos custos envolvidos no controle e no tratamento das complicações da doença. Além disso, o crescimento do diabetes tipo 2, no mundo, tem apresentado proporções epidêmicas.
O Congresso de Diabetes abordará dez temáticas atuais relacionadas à doença e contará com a participação de 17 palestrantes da Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Distrito Federal. De acordo com os organizadores, os especialistas trarão para João Pessoa as principais novidades apresentadas em congressos mundiais realizados nos Estados Unidos e Europa no início deste ano.
No encontro que será realizado durante o Congresso Paraibano, portadores de diabetes mellitus poderão esclarecer dúvidas com especialistas sobre como conviver melhor com a doença. O evento contará com a participação de médico, psicólogo, nutricionista e enfermeiro e será realizado a partir das 14h30, no último dia do Congresso (8). Para os diabéticos, a inscrição é grátis e pode ser feita pelo telefone 9961-4091.
O congresso é apoiado pela Unimed JP, Unicred JP, Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e Conselho Federal de Medicina (CFM).