A Unimed do Brasil está desenvolvendo a campanha “Voto Responsável” para incentivar à participação política e o resgate da cidadania do povo brasileiro. A ideia é estimular a reflexão da importância do voto e fazer com que os cidadãos prestem atenção aos programas propostos e ao histórico dos candidatos aos cargos públicos nas eleições 2010.
A campanha, um dos desdobramentos da Política Nacional de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil, conta com um hot-site, que traz informações sobre o processo eleitoral, as atribuições dos candidatos, como escolher os políticos, dicas para fiscalizar os eleitos.
Também está disponível no hot-site uma cartilha abordando os pormenores do Voto Responsável e com sugestões de projetos e ações para as Cooperativas .No material, o eleitor poderá saber porque anular o voto ou votar em branco é prejudicial para o processo eleitoral, a história das eleições, os três poderes da República e a função dos cargos, propaganda eleitoral, dicas de sites para mais informações, entre outros. As peças da campanha de marketing englobam banner, cartaz, display, e-mail marketing e banner animado.
Para o presidente da Unimed JP e diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil, Aucélio Gusmão, o programa Voto Responsável pretende educar o cidadão para que ele exerça seu direito de votar de forma mais consciente. “Nossa intenção é oferecer informação de qualidade e acesso fácil para aqueles que pretendem conhecer um pouco mais sobre o processo eleitoral e suas variáveis”, afirmou.