Desde agosto de 2008, o Hospital Unimed JP vem realizado uma série de mudanças com o objetivo proporcionar um ambiente confortável aos clientes que procuram os serviços da instituição. A primeira delas, a Classificação de Riscos, foi realizada em março deste ano e possibilitou uma assistência ainda mais eficiente, acolhedora e humanizada, através da priorização do atendimento aos casos mais graves.
Outras mudanças ainda estão previstas para este ano. Todas dentro de padrões de excelência reconhecidos internacionalmente, proporcionando um ambiente livre de riscos para todos aqueles que circulam no Hospital. Esse esforço também será primordial para a obtenção da certificação “Acreditação Hospitalar”, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que reconhece a implantação de métodos de gestão focados na melhoria da qualidade da assistência.
“A avaliação é feita através de uma lista de itens de verificação, da observação do local, do contato com os profissionais dos diversos serviços e cargos e com clientes e familiares”, explicou a anestesiologista e membro do Colégio Nacional de Auditores Médicos do Sistema Unimed, Renata Gonçalves de Faria, que ministrou um curso sobre o assunto para o corpo funcional da Cooperativa, no último sábado, das 8h30 às 13h, no Hotel ouro Branco.
O evento, cujo tema foi “Certificação nas Organizações de Saúde”, teve como finalidade preparar todos os agentes ativos no processo (colaboradores, coordenadores, gerentes e médicos cooperados) para padronizar as ações dentro do Hospital.
O curso foi promovido pela Unimed JP em parceria com o Sescoop-PB (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e foi aberto oficialmente pelo presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão; pelo diretor do Hospital Unimed JP, Fábio Rocha; pelo secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano, André Pacelli; pela coordenadora da Capacitação de Educação Cooperativista, Rozevânia Rimá; e pelo presidente do Sescoop-PB, Agostinho dos Santos.
BENEFÍCIOS DA ACREDITAÇÃO
Através da Acreditação Hospitalar, a instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa.
A partir deste diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação, de acordo com o Manual de Padrões de Acreditação Hospitalar, é possível discutir, criteriosamente, os achados da avaliação e desenvolver um plano de ações capazes de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição, abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes.