• Início
  • Notícias
  • Unimed promove ação para alertar clientes sobre perigos do cigarro

Notícias

Unimed promove ação para alertar clientes sobre perigos do cigarro

Publicada em 31/05/2013 às 11h15

Sandra Maria recebendo orientações da equipe da Promoção da Saúde Sandra Maria recebendo orientações da equipe da Promoção da Saúde

A cada dia, 357 fumantes ou ex-fumantes morrem no Brasil das principais doenças ligadas ao tabagismo, especialmente enfermidades cardíacas, pulmonares e câncer. Por ano, o número chega a 200 mil mortes, provocadas por uma das 56 doenças relacionadas ao tabagismo. A Paraíba é o terceiro estado brasileiro com maior número relativo de fumantes. Apenas o Acre e o Rio Grande do Sul têm um percentual mais alto.

Para contribuir na redução destes números, a Unimed João Pessoa está realizando uma ação educativa na Sede e no Hospital da Cooperativa. A iniciativa faz parte das ações do Dia Mundial sem Tabaco, comemorado hoje (31).

Clique aqui para ver as fotos.

A aposentada Sandra Maria Cavalcanti, de 50 anos, e fumante há mais de 20, foi uma das pessoas beneficiadas com a ação da Unimed JP. Após comparecer ao Atendimento ao Cliente, Sandra se dirigiu à equipe da Promoção da Saúde e fez o teste de capacidade respiratória (espirometria).

Na ocasião, Sandra Maria ainda recebeu orientações sobre como parar de fumar e contou um pouco sobre sua relação com o cigarro. \"Eu fumo há muito tempo. É muito difícil parar de fumar, mas é algo que pretendo conseguir logo. Já marquei médicos e farei exames para avaliar minha saúde e iniciar o processo para me livrar de vez desse vício\", explicou.

\"O cigarro é muito ruim. E quem fuma prejudica não só a si mesmo como a todos que estão à volta. Eu, por exemplo, fumo passivamente desde quando nasci, há 30 anos, porque a minha mãe é fumante. Agora, com as orientações que recebi aqui, tentarei fazê-la parar de fumar\", complementou Franklin Pereira.

Além do teste de espirometria, as pessoas que passarem pela recepção da Sede e do Hospital Unimed JP também receberão materiais educativos sobre o tabagismo e as doenças causadas pelo fumo.

As atividades referentes ao Dia Mundial sem Tabaco na Unimed JP, organizadas pela Promoção da Saúde da Cooperativa, tiveram início às 9h (até às 11h) desta sexta-feira e se estenderão das 14h às 16h. As ações são abertas ao público em geral, ou seja, as pessoas que não são clientes podem participar gratuitamente do evento.

DEPENDÊNCIA

É por causa da ação do CO que alguns fumantes ficam com dores de cabeça após passar várias horas longe do cigarro. Nesse período de abstinência, o nível de oxigênio circulando pelo corpo volta ao normal e o organismo da pessoa, que não está mais acostumado a esse \"excesso\", reclama por meio das dores de cabeça. A terceira substância tida como grande vilã é o alcatrão, que reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio.

Todo câncer relacionado ao fumo - como na boca, laringe ou estômago - tem alguma ligação com o alcatrão. A união desse poderoso trio de substâncias na composição do cigarro só poderia tornar o produto extremamente nocivo à saúde. Para se ter uma ideia, 90% dos casos de câncer de pulmão - a principal causa de morte por câncer entre os homens brasileiros - estão ligados ao fumo.

Veja as doenças relacionadas ao tabagismo:

Hipertensão arterial;

Aneurismas arteriais;

Úlcera do aparelho digestivo;

Infecções respiratórias;

Trombose vascular;

Osteoporose;

Catarata;

Impotência sexual no homem;

Infertilidade na mulher;

Menopausa precoce.

BENEFÍCIOS

Fumantes que abandonam o cigarro sentem benefícios na saúde em poucos dias. Parar de fumar em qualquer momento, em qualquer circunstância, é sempre um ganho para a saúde e a qualidade de vida do fumante. Viver sem o cigarro é sempre a melhor opção a ser feita.

Em pouquíssimo tempo o organismo de quem para de fumar já começa a apresentar sinais de recuperação. Em apenas 20 minutos sem o cigarro, a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas sem dar nenhuma tragada não há mais nicotina no sangue.

Em 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já sente melhor o gosto da comida.

Após 72 horas a respiração se torna mais fácil, a circulação e a disposição em geral melhoram. Após 1 ano, o risco de infarto do miocárdio se reduz à metade e após 5 a 10 anos sem fumar o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.