• Início
  • Notícias
  • Unimed participará de ações no Dia de Combate ao Tabagismo

Notícias

Unimed participará de ações no Dia de Combate ao Tabagismo

Publicada em 21/08/2013 às 11h

Unimed participará de ações no Dia de Combate ao Tabagismo

Para alertar as pessoas sobre os malefícios causados pelo consumo do cigarro, a Unimed João Pessoa, a Associação Médica da Paraíba (AMPB) e a Sociedade de Pneumologia da Paraíba estão organizando uma programação especial para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo (29).

As ações serão iniciadas nesta sexta-feira (23), com uma palestra sobre os perigos do tabagismo, que será ministrada pelo coordenador de Tabagismo da Sociedade Paraibana de Pneumologia, Sebastião Costa, às 8h30, no auditório do Colégio Liceu Paraibano. A apresentação será voltada para os educadores que trabalham com jovens, no programa Saúde nas Escolas.

No dia 29, uma mobilização marcará oficialmente o Dia de Combate ao Tabagismo. Às 7h30, os alunos da rede pública de ensino irão dar um grande abraço na Lagoa do Parque Solon de Lucena. Na ocasião, também serão distribuídos materiais educativos.

Neste dia, haverá ainda ações na Sede da Unimed JP. Durante a manhã, os clientes que comparecerem à Sede da Cooperativa, poderão realizar testes de capacidade respiratória (espirometria). Uma equipe da Promoção da Saúde também estará no local para dar dicas e prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Criado em 1987 pelos estados membros da Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial sem Tabaco tem como objetivo mobilizar e atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e sobre as doenças e mortes evitáveis a ele relacionadas.

DADOS PREOCUPANTES

Na Paraíba, as ações da campanha estão focadas na prevenção e no combate ao tabagismo entre os jovens. O objetivo da iniciativa é direcionar a atenção ao público adolescente, buscando protegê-lo das estratégias de marketing da indústria do tabaco, que visam aumentar a comercialização de seus produtos entre as pessoas desta faixa etária.

Segundo a OMS, a cada dia, 100 mil jovens no mundo começam a fumar. E, pasmem, muitos deles são menores de 10 anos.

Dados do último “Inquérito Mundial sobre Tabagismo nos Jovens!”, de 2010, mostram que metade das crianças no mundo são expostas involuntariamente aos efeitos nocivos do cigarro, tanto na própria casa (46.8%) como fora dela (47.8%).