A Federação das Unimeds do Estado da Paraíba divulgou uma nota em solidariedade aos médicos que estão mobilizados nesta quinta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, em defesa da valorização da Medicina e dignidade da profissão.
Na nota, a Unimed Paraíba reforça que o Sistema Unimed nasceu como alternativa à mercantilização do trabalho médico e à baixa remuneração pelas empresas que só enxergavam a medicina como lucro. Destaca ainda questões que criam dificuldades para o segmento de saúde suplementar no Brasil.
A federação reúne as Unimeds João Pessoa, Campina Grande, Patos, Souza e Regional do Brejo, que juntas têm mais de 2, 2 mil médicos cooperados e 212, 6 mil clientes. A nota foi divulgada nos três principais jornais do Estado: Correio da Paraíba, O Norte e Jornal da Paraíba.
A mobilização dos médicos está sendo organizada em todo o país pela Associação Médica Brasileira (AMB), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Uma das ações é paralisar, durante 24 horas, o atendimento aos planos de saúde e alguns serviços.
NOTA NA ÍNTEGRA
Confira abaixo a nota da Federação das Unimeds do Estado da Paraíba:
Remuneração Médica e as Unimeds
A classe médica brasileira está mobilizada neste dia em defesa da valorização da medicina brasileira e da dignidade da profissão médica, ao tempo que recebe a solidariedade das cooperativas médicas Unimeds do Estado da Paraíba.
Surgimos exatamente como alternativa à intermediação mercantil de trabalho médico e, por via de consequência, do desfalque econômico-financeiro que oportunizava a remuneração do mesmo.
No sistema cooperativista, somos responsáveis diretamente pela gestão dos nossos trabalhos e o fazemos com zelo e a melhor atenção possível. Reconhecemos que os repasses ainda deixam - de certa forma - a desejar, contudo, mesmo assim, somos os maiores da medicina suplementar em nosso país.
Temos uma forte convicção de que poderíamos estar melhores, não fossem as exageradas exigências tributárias e de garantidores, a presente e crescente judicialização da medicina, além dos elevados custos que nos são impingidos seguidamente. Cumprimos um papel de significativa importância ao balizarmos o mercado, atenuando de certa forma maiores abusos.
Consignamos benefícios sociais para os médicos cooperados, tais como, plano de saúde, de medicamentos, odontológico, lucro cessante, dentre outros, no que nos diferenciamos das demais operadoras.
A Federação das Unimeds do Estado da Paraíba e suas Federadas de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras e Regional do Brejo Paraibano não poderiam deixar de estar junto aos seus 2.216 médicos cooperados, sem que se distanciem dos seus 212.638 clientes, na certeza de que juntos construiremos um processo justo, consistente e solidário, baseados numa melhor valorização do trabalho médico, de uma evidente estabilidade nos serviços que prestamos e na satisfação dos nossos clientes.
João Pessoa, 07 de abril de 2011.
Federação das Unimeds do Estado da Paraíba
Unimed João Pessoa • Unimed Campina Grande
Unimed Patos • Unimed Sousa
Unimed Cajazeiras • Unimed Regional do Brejo Paraibano