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Unimed JP tem o maior IDSS entre as operadoras de grande porte do NE

Publicada em 27/03/2015 às 07h

Unimed JP teve pontuação de 0,758 no IDSS divulgado em 2014: destaque no Nordeste Unimed JP teve pontuação de 0,758 no IDSS divulgado em 2014: destaque no Nordeste

A Unimed João Pessoa tem o melhor Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) entre todas as operadoras de grande porte do Nordeste. O IDSS é o meio utilizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para medir a qualidade das operadoras de planos de saúde. Os dados mais recentes da avaliação, que é anual, foram divulgados em 20 de novembro de 2014 e são referentes a 2013.

Com o índice geral de 0,758, em uma escala que varia de 0 a 1 em cinco faixas de valores, a Unimed João Pessoa ficou na penúltima, que vai de 0,60 a 0,79, no IDSS 2014. Além de ter obtido o melhor desempenho no Nordeste entre as operadoras de grande porte, a Cooperativa ficou acima da média quando a comparação é feita com qualquer plano de saúde, independentemente do porte.

O IDSS da Unimed João Pessoa tem evoluído significativamente nos últimos anos. Em 2007, quando foi avaliada pela primeira vez, a Cooperativa ficou na primeira faixa de valores, com índice de 0,17. Nos últimos anos, entre 2011 e 2013, por exemplo, o índice evoluiu 17,6%. Em 2012 (referência 2011), o IDSS da Cooperativa foi 0,645; em 2013 (referência 2012), a Cooperativa obteve 0,704.

O desempenho da Unimed JP no IDSS 2014 é reflexo de uma série de mudanças na gestão, implementadas pela Diretoria Executiva (Direx) com a finalidade de atender às expectativas dos clientes e dos médicos cooperados. As mudanças têm trazido resultados positivos em várias áreas da Cooperativa.

O diretor financeiro da Unimed JP, Demóstenes Cunha Lima, afirma que o bom desempenho obtido pela Unimed JP na avaliação da ANS é reflexo do trabalho desenvolvido por toda a gestão, que tem se esforçado para que a Cooperativa cresça e valorize cada vez mais os cooperados. "Nos últimos anos, foram incorporadas novas práticas de gestão na Unimed JP, como a implantação da Governança Corporativa e a elaboração do planejamento estratégico. Isso tem trazido bons resultados, principalmente nos índices econômico-financeiros", comentou.

Com 43 anos de atuação no segmento de saúde suplementar da Paraíba, a Unimed JP é a maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Atualmente, conta com mais de 140 mil clientes e aproximadamente 1,6 mil médicos cooperados. A rede de atendimento médico-hospitalar é a mais completa da rede privada na Paraíba.

ENTENDA A AVALIAÇÃO

Os valores do IDSS são atribuídos a cada operadora de acordo com quatro dimensões: Atenção à Saúde, Econômico-Financeiro, Estrutura e Operação e Satisfação dos Beneficiários. As cinco faixas de valores são: 0,00 a 0,19; 0,20 a 0,39; 0,40 a 0,59; 0,60 a 0,79; e 0,80 a 1,00. Em 2014, a Unimed João Pessoa melhorou nas quatro dimensões avaliadas pela ANS.

O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar. Segundo a ANS, é de extrema utilidade para o consumidor que precisa, por exemplo, contratar novos planos ou saber como estão sendo avaliados os serviços da operadora. A agência recomenda à pessoa que for contratar um plano de saúde analisar o índice da operadora para avaliar e até comparar os desempenhos e, com isso, escolher a empresa de melhor qualidade.

O QUE É AVALIADO

Veja abaixo o que a ANS considera na avaliação de cada uma das quatro dimensões do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS):

- Atenção à saúde: Avalia a qualidade da atenção, considerando as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada aos beneficiários.

- Econômico-financeiro: Acompanha o equilíbrio econômico-financeiro das operadoras sob o ponto de vista das condições de liquidez e solvência, avaliando a capacidade de manter-se em dia com as obrigações financeiras junto aos prestadores para o atendimento com qualidade de forma contínua.

- Estrutura e operação: Verifica as condições da rede de consultórios, hospitais, ambulatórios, laboratórios e centros diagnósticos oferecidos para atendimento aos beneficiários. Além disso, avalia o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

- Satisfação dos beneficiários: É determinada considerando os resultados do índice de reclamações e da proporção de beneficiários com desistência no primeiro ano de contrato. Também mede a gravidade das infrações à legislação cometidas pela operadora.