Apesar das mudanças constantes nas regras do mercado de planos de saúde nacional, a Unimed JP tem alcançado vitórias constantes junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O desempenho é creditado ao trabalho sério e transparente desenvolvido pela Diretoria Executiva da Cooperativa (Direx). A ANS é o órgão do governo federal responsável pela fiscalização e acompanhamento da situação financeira das operadoras de serviços de saúde no País.
A vitória mais recente da Unimed JP foi um ofício encaminhado pelo gerente-geral de Acompanhamento e Mercado da ANS, Maurício Rocha Neves. No documento, ele reconhece a “melhora gradativa” nos “indicadores econômico-financeiros” da Unimed JP. Por conta disso, dispensa a Cooperativa de um acompanhamento a que vinha sendo submetida desde maio de 2000.
Em abril de 2005, outra importante vitória já havia sido alcançada. Depois de um ano e cinco meses, a ANS encerrou uma Direção Fiscal na Unimed JP sem encontrar nenhuma irregularidade. Durante o regime especial, a diretoria da Cooperativa disponibilizou todos os documentos solicitados pela ANS, numa prova inconteste de que já sabia qual seria o resultado final da auditoria.
Para o presidente Aucélio Melo de Gusmão, a Unimed JP sai mais fortalecida de episódios como este. Ele lembrou, por exemplo, que durante o regime de Direção Fiscal os clientes, os médicos e os funcionários sempre estiveram do lado da Cooperativa, seguros de que tudo não passava de um equívoco. Como se vê, eles estavam certos.