O leite materno é a melhor e mais adequada fonte de nutrição para as crianças até seis meses de vida. Por isso, a Unimed João Pessoa incentiva a amamentação e a doação de leite. São realizados trabalhos de orientação entre mulheres grávidas e com as mulheres que passaram pelo parto. Além disso, minutos após o nascimento, o bebê é colocado para mamar. A empresa tem ainda um posto de coleta de leite humano e um espaço adequado para que suas funcionárias possam fazer a coleta do leite após o período de licença maternidade.
No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, logo após o parto o bebê é colocado para mamar. Antes da alta, uma equipe formada por enfermeiros, fonoaudiólogos e nutricionistas tira as dúvidas sobre amamentação, dá dicas às mães e fala da importância nutricional da amamentação. Caso haja dúvidas ou dificuldades depois que mãe e bebê já estão em casa, a equipe também dá assistência.
O hospital tem ainda um posto de coleta e a sala de porcionamento de leite humano. No posto de coleta, as mães que têm leite excedente podem fazer a doação, que servirá para ajudar a salvar vidas de bebês prematuros. As mães de prematuros também podem fazer a ordenha no local, para que seus filhos sejam alimentados na UTI. A sala de porcionamento, que é o local onde o leite humano é dividido em porções, de acordo com a necessidade da criança. É priorizado o leite cru, ordenhado no posto de coleta, pois o leite da mãe acompanha a prematuridade do bebê.
As mulheres que moram na comunidade próxima ao hospital - independente de possuir o plano de saúde - podem ir até o Posto de Coleta para tirar dúvidas sobre amamentação. Este é um serviço gratuito.
DOÇÃO DE LEITE
Manu, a primeira filha de Rubênia Costa tem 10 meses e esbanja simpatia e saúde. A menina mamou exclusivamente nos primeiros seis meses de vida. Depois que a mãe voltou ao trabalho, Manu tinha acesso ao leite materno, pois Rubênia, que é colaboradora do Hospital Alberto Urquiza, fazia a ordenha todos os dias, em local adequado e com o armazenamento apropriado. "No começo eu doava metade do leite e a outra metade levava para casa no final do dia. Aos poucos Manu não queria mais mamar e por isso eu doava todo o leite que tirava. Fiz a ordenha e a doação por quatro meses, mas depois não tinha mais leite para isso", disse.
Rubênia disse ainda que o aleitamento e a doação do leite materno são atos de amor. "Sei que minha filha foi muito bem alimentada com o leite materno e espero que minha doação tenha ajudado crianças que necessitavam. Falo para todas as mulheres grávidas que conheço sobre a importância de amamentar", afirmou.
Assim como Rubênia, as colaboradoras da Unimed João Pessoa podem procurar o Posto de Coleta para ordenhar e armazenar o seu leite.
CURSOS
Todos os meses o Espaço Viver Melhor da Unimed João Pessoa oferece - gratuitamente - curso de amamentação para as clientes gestantes. As futuras mamães podem tirar dúvidas sobre a amamentação. São explicados - por psicóloga, enfermeira e nutricionista - os aspectos fisiológicos e emocionais da amamentação, as vantagens nutricionais do leite para a saúde do bebê e os mitos que rondam esse ato natural. Elas também recebem orientações sobre o manejo do aleitamento materno.
As próximas turmas estão marcadas para os dias 11 e 25 de agosto. Para saber mais informações, acesse o Link do Grupo de Estudos ou ligue para 3506-8600 e 3506-8700. Outra opção é comparecer, pessoalmente, ao Espaço Viver Melhor, que fica na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados.
IMPORTÂNCIA DO LEITE MATERNO
O leite humano tem propriedades que a indústria hoje, com toda a tecnologia mundial, ainda não consegue reproduzir, principalmente na parte imunológica. Além de outros benefícios, evita: mortes infantis, diarréia, infecção respiratória, o risco de alergias, de hipertensão, colesterol alto e diabetes. Reduz a chance de obesidade, é a melhor nutrição, tem efeito positivo na inteligência, melhora o desenvolvimento da cavidade bucal, faz a promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho e melhora qualidade de vida.
DOAÇÃO
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação. Quem tiver interesse em doar leite materno deve procurar o banco de leite mais próximo ou ligar para o Disque Saúde no número 136
BENEFÍCIOS
*Fonte: Unimed Brasil
O leite materno é considerado um alimento completo, possui cerca de 250 substâncias bioativas, além de proteínas, vitaminas, gorduras, açúcares e água. Toda essa composição é capaz de suprir as necessidades calóricas e nutricionais do bebê. Conforme orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, é preciso manter a amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê. Depois, outros alimentos podem ser introduzidos, porém, deve-se continuar com a amamentação, pelo menos, até os dois anos de idade.
Os benefícios se estendem às mamães também: durante a amamentação, o hormônio ocitocina promove a liberação do leite e intensifica as contrações uterinas para reduzir o sangramento do puerpério, fazendo com que o útero volte ao tamanho anterior mais rapidamente. Assim, a mãe recupera-se do parto melhor e de forma mais breve.