A arrecadação de alimentos para a campanha Natal pela Vida na Unimed JP mais uma vez superou as expectativas. A meta da Cooperativa era conseguir 50 toneladas de alimentos, mas foram obtidas mais de 65 toneladas através da mobilização dos funcionários, médicos cooperados e clientes. Pelo terceiro ano consecutivo, a Cooperativa, onde a campanha foi coordenada pelo Instituto UniGente, é a maior doadora do Natal pela Vida.
A entrega dos alimentos foi feita no final da manhã desta terça-feira (23), na sede da Unimed JP, à rede de mobilização social Coep e ao Sistema Correio de Comunicação. Parceiros da Cooperativa na campanha, eles ficarão responsáveis pela distribuição dos alimentos, nos próximos dias, em comunidades carentes.
A solenidade de entrega contou com a presença de diretores da Unimed JP, do Sistema Correio e do Coep, além de médicos e funcionários da Cooperativa e de representantes de entidades beneficiadas pelos projetos do Instituto UniGente. Ela foi aberta com uma apresentação do Coral Jovem UniGente.
Em seguida, o presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, entregou, simbolicamente, um ticket alimentação a representantes do grupo para que eles possam comprar uma cesta natalina. Cada integrante do Coral receberá o ticket. A programação seguiu com declarações de representantes das empresas e entidades engajadas na campanha.
SOLIDADARIEDADE
A diretora executiva do Sistema Correio de Comunicação e presidente do Conselho Deliberativo do Coep, Beatriz Ribeiro, disse que se sentia gratificada ao ver o resultado da campanha na Unimed JP. “É emocionante saber da dedicação, do coração e do amor que cada um colocou no Natal pela Vida”, declarou. “Este é um momento de felicidade. Tudo aqui, hoje, nos faz ficar felizes e nos dá força para continuar com a campanha. É muito bom perceber que o projeto cresce a cada ano e que a Unimed JP contribui para esse sucesso”, destacou.
O desembargador Júlio Aurélio Coutinho, do Instituto Padre Zé, uma das instituições beneficiadas pelos projetos do UniGente, discursou em nome das entidades que serão ajudadas com as doações da Cooperativa. “Estamos imensamente felizes aqui por participarmos de um momento como este. Vamos fazer não só o ‘Natal pela Vida’, mas a vida pelo Natal. Vamos fazer do ano novo um Natal permanente”, conclamou.
A supervisora do Instituto UniGente, Núbia Gonçalves, disse que só quem trabalha na área de responsabilidade social sabe o que representa um momento como o que foi vivido na manhã desta terça-feira (23) na Unimed JP. “Que juntos nós façamos muito e melhor. Isso é transformação de vidas”, disse.
O secretário de Comunicação e Desenvolvimento Mercadológico da Unimed JP, Walter Dantas, que foi o funcionário que mais arrecadou alimentos na gincana interna realizada na Cooperativa (15 toneladas), destacou o empenho de todos os funcionários que se dedicaram à campanha. “Nós estabelecemos uma meta que parecia um sonho impossível de alcançar e quase conseguimos dobrá-la. Por isso, deixo minhas palavras de agradecimento”, declarou. Ele lembrou que na segunda-feira (22) houve o caso de colaboradores que ficaram até as 23 horas na Unimed JP para que tudo estivesse pronto para a solenidade desta terça.
O diretor Financeiro da Unimed JP, João Modesto Filho, desejou que a solidariedade verificada neste período se estenda por todo o ano que vai começar. “Nós nos sentimos realizados por saber que as coisas podem caminhar bem se tivermos força e determinação. Espero que, em 2009, possamos fazer um trabalho gratificante a cada dia para que nos sintamos humanos que viemos [à vida] para realizações importantes”, declarou.
O presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente, Aucélio Gusmão, destacou a beleza da solidariedade. “Esta solenidade é uma celebração pela boa vontade, pelo espírito solidário com que se reveste a atitude das pessoas que fizeram grande este momento”, declarou. “A Unimed JP e nós que a dirigimos agradecemos a todos e, certamente, maior gratidão terão aqueles que receberão estes alimentos”, lembrou. “Parabéns a todos vocês. Esperamos que a atitude se repita no próximo ano ainda com mais espírito solidário”, disse.
PREMIAÇÕES
Além de ajudar a famílias carentes, os clientes e médicos cooperados que colaboraram com a campanha concorreram a prêmios. Os sorteios foram realizados na manhã desta terça-feira, durante a solenidade entrega dos alimentos.
Os clientes concorreram a um ano de plano de saúde gratuito. A cada cinco quilos de alimentos doados, a pessoa recebeu um cupom para participar do sorteio. A ganhadora foi Rosângela da Silva Barreto, do conjunto Castelo Branco, na Capital. Ela tem o plano “Saúde!” da Unimed JP desde 2006.
Os cooperados ganharam um cupom para participar do sorteio de um notebook a cada R$ 30,00. O ganhador foi o cardiologista Alexandre Jorge de Andrade Negri.
Os funcionários participaram de uma gincana interna. Os melhores desempenhos, em grupo ou individuais, também foram premiados.
SUPERAÇÃO A CADA ANO
A campanha Natal pela Vida é realizada há 9 anos pelo Coep e pelo Sistema Correio de Comunicação. Há cinco anos, a Unimed JP aderiu à campanha e tem seguido uma trajetória de superação na arrecadação de alimentos através do engajamento, cada vez maior, de médicos cooperados, clientes e funcionários.
A quantidade de alimentos arrecadada em 2008 é quase cinco vezes maior do que o total obtido em 2004, primeiro ano em que a Unimed JP participou da campanha, quando doou 13 toneladas de alimentos.
Confira abaixo a trajetória da solidariedade na Cooperativa:
- 2004: 13 toneladas
- 2005: 17 toneladas
- 2006: 40 toneladas
- 2007: 42 toneladas
- 2008: 65 toneladas